Nove pessoas foram presas nesta terça-feira (1º) na operação Trinca Ferro, realizada por diversos núcleos do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de sete Estados. A ação contra uma quadrilha especializada em desvio de cargas foi resultado de uma investigação de mais de dois anos iniciada em Guarapuava, no Paraná.
Os Estados onde os bandidos atuavam eram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Rondônia. Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 21 cidades.
A estratégia da quadrilha era levar a carga com a concordância dos motoristas e de policiais. Depois, eram feitos falsos boletins de ocorrência. Os fatos investigados envolvem desvios de mais de R$ 2 milhões, em cargas de diversos produtos, dentre eles ferro, fertilizantes, açúcar, semente, tecidos, cosméticos e tratores. Os crimes foram praticados entre os meses de abril de 2007 e setembro de 2010.
A operação teve o apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Civil e das Agências Locais de Inteligência dos Batalhões de Polícia Militar de Guarapuava, Ponta Grossa e Maringá.
A quadrilha é acusada pelos crimes de formação de quadrilha em crime organizado; corrupção passiva qualificada; corrupção ativa qualificada; furto qualificado; falsificação de documento público; inserção de dados falsos no sistema de informação (da Polícia) e crimes de lavagem de dinheiro.