Uma guarnição da Polícia Militar que estava em patrulhamento foi acionada por populares, que informaram aos agentes, que na rua Bernardo, bairro Conceição, zona Sul de Porto Velho, estava ocorrendo um furto. Quando os policiais chegaram no local constataram que a vítima do roubo, o policial civil Irno Antonio Bonato, 43 anos, estava perseguindo os ladrões, um homem, identificado como Lumarcio dos Santos (22 anos), e uma mulher, Rosicléia Nogueira da Silva (29 anos), que carregavam alguns materiais de construção - caixas com peças de cerâmica (foto).
Os policiais perceberam que em dado momento os dois se separaram e a mulher jogou o material que carregava na beira da rua, momento então que a vítima resolveu persegui-la. De acordo com registro do Boletim de Ocorrência nº 1089/09, Rosicléia saiu pulando vários muros e invadindo vários quintais vindo a se esconder na rua Samuel Freitas. Mas, instantes depois, foi encontrada, abordada e imobilizada pela própria vítima, Irno , que passou o a ação para os policiais da guarnição.
Com as características físicas de Lumárcio, os policiais conseguiram detê-lo no Beco das Cerejeiras, no bairro Eletronorte. Perguntado sobre o casal levava os materiais roubadas, Lumárcio acabou indicando a residência de Aldelice Leopoldina Ferreira, 48 anos, dizendo que ali funcionava uma “boca do fumo”, onde os dois trocavam o material por droga, pois segundo ele, o filho de Aldelice, conhecido como “Tourinho”, comercializa substância entorpecente.
No local, com permissão de Aldelice, que disse estar ciente da procedência dos objetos, os policiais revistaram a casa e acabaram encontrado o material roubado dentro de um quarto. Diante dos fatos e evidências foi dada voz de prisão à todos e conduzidos à Central de Polícia.