TCE pacifica entendimento sobre alcance de termo utilizado na LC 123/06

TCE pacifica entendimento sobre alcance de termo utilizado na LC 123/06

TCE pacifica entendimento sobre alcance de termo utilizado na LC 123/06

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em sessão plenária, o Tribunal de Contas (TCE-RO) aprovou decisão por unanimidade na Consulta-Processo nº 195/2014, formulada pelo município de Campo Novo de Rondônia, relativamente à definição do alcance do termo “regionalmente”, conforme previsto no artigo 49, inciso II, da Lei Complementar nº 123/2006, mais conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
 Em sua decisão, o TCE destaca inicialmente o fato de outras Cortes de Contas, incluindo o Tribunal de Contas da União (TCU), já terem se posicionado sobre a referida matéria, cujo conteúdo trata da participação e da competição de micro e pequenas empresas em processos licitatórios do setor público.
Dada a convergência de entendimento dos TCs a respeito do assunto, o Pleno do TCE-RO, na resposta ao consulente, esclarece que o alcance da expressão “regionalmente”, para atender o disposto na LC 123/06, deve ser delimitado e devidamente justificado pela própria administração pública no edital de licitação, de acordo com as especificidades exigidas em cada caso.
O TCE acrescenta que, ao delimitar o alcance do termo, o gestor deverá demonstrar os motivos e as razões para o tratamento diferenciado conferido, na licitação, às micro e pequenas empresas, levando em consideração diretrizes da própria LC 123/06 como a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional; a ampliação da eficiência nas políticas públicas e o incentivo à iniciativa tecnológica, bem como as especificidades do objeto licitado e o princípio da razoabilidade.
A decisão plenária ainda observa que a concessão de benefícios às micro e pequenas empresas, conforme dispõe a LC 123/06 (artigo 47, “caput”), depende de lei a ser editada no âmbito de cada ente público – ou seja, no caso do município, deverá ser criada e implementada lei municipal regulamentando essa concessão.
Disponibilizados no portal do Tribunal (www.tce.ro.gov.br), o voto e o parecer prévio aprovados em plenário passam agora a integrar a Consolidação de Entendimentos do TCE, firmando, desse modo, precedente normativo no âmbito de jurisdição da Corte de Contas rondoniense.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS