No último domingo de outubro (31), às 9h, a Corte Eleitoral esteve reunida no plenário do TRE para dar início à sessão permanente das eleições. Após inaugurar a sessão, a Presidente do TRE-RO, Desembargadora Zelite Andrade Carneiro, foi exercer seu dever cívico de votar (foto).
Acompanhada pela diretora geral do TRE, Elizeth Afonso de Mesquita, e por uma equipe de assessores, a Desembargadora Zelite visitou as penitenciárias Panda e Pandinha, com o objetivo de verificar o andamento da votação nesses locais (fotos), tendo em vista que o voto dos presos foi uma novidade para estas eleições.
Em Rondônia, 684 presos foram cadastrados e estavam aptos a votar, distribuídos entre os estabelecimentos penais e de internação dos Municípios de Ariquemes, Alta Floresta, Porto Velho, Presidente Médici, Cacoal, Jaru, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Vilhena e Buritis. Nos demais municípios, não houve abertura de seções para o voto do preso porque não havia a quantidade mínima de 20 eleitores aptos por unidade prisional ou porque os próprios presos não demonstraram interesse em votar.
O Juizado Especial Criminal Eleitoral (JECRIME), instalado na capital, também foi visitado pela Presidente do TRE, ocasião em que atendeu representantes da imprensa e expressou sua satisfação com a organização e com a tranquilidade do pleito.
O JECRIME é o local onde se concentra, no dia das eleições, toda a parte cartorária policial e judicial necessária à resolução imediata dos ilícitos eleitorais registrados, servindo também como ambiente de recolhimento dos infratores da legislação eleitoral no dia do pleito.