Em um evento marcante para o desenvolvimento do Vale do Jamari, foi assinada hoje (08) a ordem de serviço para a construção do Terminal Definitivo de Passageiros e para a ampliação e recuperação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Ariquemes. A cerimônia contou com a presença do deputado federal Thiago Flores (Republicanos-RO), autor da emenda que está viabilizando esse projeto, do presidente da Infraero, Rogério Barzellay, do superintendente de Engenharia da Infraero, Adélcio Guimarães, da prefeita de Ariquemes, Carla Redano, além de prefeitos e vereadores dos municípios que compõem o Vale do Jamari.
Também estiveram presentes Anderson de Gásperi, diretor e representante da Associação Comercial de Ariquemes, Filipe Rozique, presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, Tiago Trinta Trabulsi, representante da Construmaq, empresa responsável pela obra de ampliação da pista de pouso, e Glauco Omar, representante da Madecon Engenharia, responsável pela obra do terminal definitivo do aeroporto.
O deputado Thiago Flores destinou R$ 51 milhões em emendas parlamentares para viabilizar este projeto, evidenciando seu compromisso com o progresso regional.
“Este é um sonho antigo da nossa população que, em apenas três anos de mandato, conseguimos transformar em realidade. A construção do aeroporto será um marco para o desenvolvimento econômico e social de todo o Vale do Jamari”, afirmou o deputado.
DETALHES TÉCNICOS DA OBRA DO AEROPORTO
Os principais serviços que serão executados nesta importante obra são, a Construção de novo Terminal de Passageiros com 1.573m²; a Ampliação e recuperação da Pista de Pouso e Decolagem, que passa de 1.306x18m para 1.620x30m; a Construção de Novo Pátio de Aeronaves com 10.478m² e Pista de Táxi; o Estacionamento de Veículos e Acesso Viário totalmente reformulados; a Instalação de auxílios à navegação aérea como Farol Rotativo, Biruta Iluminada, Balizamento Luminoso e Sistema PAPI.
Os benefícios desse empreendimento são imensuráveis para o desenvolvimento sócio econômico da região do Vale do Jamari, a aeronave crítica que poderá operar passa a ser o ATR-72, substituindo o ATR-42, permitindo voos maiores e mais regulares; o Aumento da segurança operacional com a construção de áreas de fim de pista, faixa de pista, pista de táxi e pátio de aeronaves; o Conforto e modernidade para passageiros com um terminal de padrão internacional e estacionamento adequado; o Projeto arquitetônico valoriza a cultura regional, com identidade visual única que representa Ariquemes, enfim, o aeroporto será um marco de infraestrutura que fortalecerá o turismo, comércio, exportação e atração de novos investimentos para toda a região.
A construção do aeroporto de Ariquemes é estratégica para impulsionar a economia local. Aeroportos desempenham um papel crucial no desenvolvimento regional, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias, promovendo o turismo e atraindo investimentos. Estudos indicam que a presença de uma infraestrutura aeroportuária eficiente pode gerar empregos, aumentar a renda e estimular a atividade econômica nas áreas circunvizinhas.
Com a assinatura da ordem de serviço, as obras já começam para tornar esse sonho realidade. A expectativa é que, com a conclusão das obras, o aeroporto de Ariquemes se torne um polo logístico e econômico, beneficiando não apenas o município, mas toda a região do Vale do Jamari.