O município de Candeias do Jamari, localizado a cerca de 20 km de Porto Velho (RO), declarou na segunda-feira (10), estado de calamidade pública por 90 dias. De acordo com o decreto n. 9887, publicado no Diário Oficial, a prefeitura levou em consideração as enchentes graduais e fortes chuvas que atingem a região.
O documento monta um cenário de crise na cidade. A prefeitura afirma que os alagamentos estão afetando uma grande parte das estradas vicinais e urbanas, ‘impossibilitando o tráfego de veículos, deixando moradores ilhados, pessoas idosas com enfermidades, estudantes sem acesso às escolas e pessoas desabrigadas’, dentre outras situações.
Ainda no final de fevereiro, a Defesa Civil de Candeias emitiu um alerta para áreas de risco no município.
Segundo a Defesa Civil, as localidades com maior risco de impacto incluem:
• Rua Rio Preto - Bairro Satélite
• Avenida Tancredo Neves (próximo ao Rio Candeias)
• Ramal São Pedro (conhecido como Bicho Solto, zona rural)
• Linha do Caju - Candeias do Jamari
• Balneário Caju com Mel - Candeias do Jamari
A população que reside nesses locais deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil e acionar o órgão em caso de necessidade.
O que fazer em situações de risco?
Alagamentos: Evite transitar por áreas inundadas, mantenha documentos e objetos de valor em locais elevados e, em caso de emergência, busque abrigo em áreas seguras.
Deslizamentos de encostas: Fique atento a rachaduras no solo e nas paredes das residências, bem como à inclinação de árvores e postes. Caso perceba sinais de deslizamento, saia imediatamente da área e comunique as autoridades.