COBRANÇAS: Guajará-Mirim e N. Mamoré não cumprem prazo legal para desativação de lixões

Ministério Público de Rondônia intensifica cobranças e alerta para medidas judiciais

COBRANÇAS: Guajará-Mirim e N. Mamoré não cumprem prazo legal para desativação de lixões

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, em Rondônia, são os únicos no estado que ainda não se adequaram ao Marco Legal do Saneamento Básico. A desativação dos lixões a céu aberto, que ainda persistem nesses municípios, tem sido alvo de cobranças do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO) desde o ano passado.
 
Em conformidade com o Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado em 2020, e com a Lei n. 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios brasileiros têm até agosto de 2024 para encerrar definitivamente a operação de lixões a céu aberto. Esta legislação visa garantir à população serviços públicos essenciais, como acesso à água potável, tratamento de esgoto e destinação adequada de resíduos sólidos.
 
Entretanto, em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, os lixões continuam operando, desafiando o prazo estabelecido pela lei. A omissão por parte da gestão municipal em lidar com a questão contraria a legislação vigente e pode resultar em consequências drásticas como, por exemplo, improbidade administrativa e o bloqueio de repasses do Governos Federal.
 
A legislação brasileira considera crime causar poluição em níveis que possam resultar em danos à saúde humana, o que reforça a urgência da desativação desses locais.

Galeria de Fotos da Notícia

COBRANÇAS: Guajará-Mirim e N. Mamoré não cumprem prazo legal para desativação de lixões

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS