Presidente da Casa municipal reforça que Poder Judiciário não pode interferir no Legislativo
Foto: Reprodução da internet/Gabriela Carvalho
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A polêmica em Candeias do Jamari continua: após uma liminar do desembargador Roosevelt Queiroz Costa (que anteriormente tinha se declarado impedido por questões de foro íntimo) determinando a suspensão da sessão que poderia cassar o prefeito afastado pela Justiça, Valteir Queiroz (União Brasil), na terça-feira (25), a Câmara de Vereadores marcou novo julgamento para esta quarta-feira (26), às 20 horas.
Veja mais
No detalhamento da decisão assinada na terça-feira (25), que remarca a sessão, o presidente da Casa, Francisco Aussemir de Lima (PSB), aponta que cumpriu “integralmente a ordem, [...] conforme determinado e em respeito à decisão de sua Excelência o relator do feito”.
Porém, Francisco Aussemir reforça que “um Poder Constituído não pode interferir no funcionamento do outro, muito menos quanto as pautas e discussões legislativas que o Poder Legislativo entende por deliberar, haja vista que este é um representante do povo. Vale dizer que diante dos vários princípios existentes em um Estado Democrático de Direito, a separação dos poderes é um dos que mais se destacam para o sucesso e boa convivência de um governo democrático e sua harmonia e independência entre os Poderes”.
E ele encerra a exposição: “Fica, portanto, convocada para a data de amanhã [quarta-feira] 26/072023, às 19 horas, devendo para serem informados os nobres pares e o senhor Valteir Geraldo Gomes de Queiroz, bem como seus ilustres advogados para dar cumprimento ao artigo contraditório no artigo 5º, inciso IV, do dec-lei 201/67”.
Confira decisão completa abaixo:
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!