Encontro destaca avanços da segurança do paciente em Cacoal

Encontro reuniu profissionais de saúde e acadêmicos que puderam conhecer os avanços e os desafios enfrentados pelos Núcleos de Segurança do Paciente

Encontro destaca avanços da segurança do paciente em Cacoal

Foto: Secom - Governo de Rondônia

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um desafio na melhoria da assistência em saúde de Rondônia foi o tema do 1º Encontro Paciente Seguro realizado pelo Complexo Hospitalar Regional de Cacoal (HRC) na última sexta-feira (13).

 

O encontro, realizado no auditório do HRC, reuniu profissionais de saúde da rede pública e particular, além de acadêmicos que tiveram a oportunidade de conhecer os avanços e os desafios do Núcleo de Segurança do Paciente, do Hospital Regional e do Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro).

 

Visando criar barreiras para que erros não sejam cometidos ao longo do tratamento do paciente, dentro do ambiente hospitalar, a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente aconteceu com a determinação do Ministério da Saúde (MS). De acordo com o MS, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

 

Neste sentido, o Ministério da Saúde tem desenvolvido diversas ações para a promoção da segurança do paciente. Seja através de medidas educativas e divulgação das boas práticas para profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, o MS tem focado na implementação de seis metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde: 1 – Identificar corretamente o paciente; 2 – Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; 3 – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; 4 – Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos; 5 – Higienizar as mãos para evitar infecções e; 6 – Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

 

“Hoje o ministério preconiza seis metas e no Complexo Hospital de Cacoal já conseguimos implantar três, que é a identificação do paciente, medicação segura e higiene das mãos”, destaca a coordenadora do programa no Heuro, Ana Maria Vaz.

 

Após um ano de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente no HRC e Heuro, a coordenadora do Núcleo no Hospital Regional de Cacoal, Regina Silva, garante que diversos avanços foram percebidos, principalmente em relação à identificação do paciente, desde o momento da internação até a alta hospitalar.  “São criadas diversas barreiras para que o paciente receba todo o tratamento adequado, barrando qualquer erro que eventualmente possa acontecer durante a internação, como medicação trocada, cirurgia em membros errados e coisas do tipo que são inaceitáveis”, destaca.

 

Em relação às outras três metas colocadas pela Organização Mundial de Saúde e que ainda precisam ser implementadas nos hospitais de Cacoal, a previsão é de que ainda neste ano todos os protocolos sejam respeitados e seguidos para garantir a segurança dos pacientes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS