WORKSHOP: Modelos sustentáveis para a pecuária são debatidos em Rondônia

As inscrições estão abertas com vagas limitadas

WORKSHOP: Modelos sustentáveis para a pecuária são debatidos em Rondônia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, Porto Velho (RO) receberá o Workshop Regularização Ambiental da Pecuária – Caminhos para a Produção Sustentável, promovido pela Ecoporé em parceria com a Embrapa. O evento acontece no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Zona Norte, e é voltado a técnicos, estudantes e profissionais que atuam na cadeia produtiva da pecuária.
 
A atividade marca o lançamento do projeto Escola da Pecuária Sustentável, com uma programação de dois dias de formações teóricas e práticas voltadas à restauração ambiental, manejo de pastagens e regularização das propriedades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla: [clique aqui](https://www.sympla.com.br/evento/workshop-regularizacao-ambiental-da-pecuaria-caminhos-para-a-producao-sustentavel/2984487).
 
A Escola da Pecuária Sustentável é financiada pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável por meio do projeto Transparência e Sustentabilidade em Cadeias Produtivas na Amazônia (ProTS), implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As vagas são limitadas.
 
 
De acordo com Semirian Campos Amoêdo, coordenadora do projeto, a iniciativa visa preencher uma lacuna importante na cadeia da pecuária. “Esse projeto vem como resposta à necessidade de formação de técnicos e produtores quanto à recuperação de áreas, regularização ambiental e manejo das pastagens. Em parceria com a Embrapa, propomos uma abordagem focada em sistemas produtivos sustentáveis, com ações que vão além da teoria”, explica.
 
A programação também inclui debates sobre entraves ambientais, políticas públicas, restauração ecológica e participação comunitária. A ideia é que os participantes do primeiro ciclo – voltado aos técnicos – contribuam para indicar locais e estratégias para futuras formações com produtores rurais.
 
“A proposta é promover uma formação continuada. A partir deste workshop, os participantes poderão integrar oficinas temáticas, visitas técnicas e ações em unidades demonstrativas em propriedades da região, com foco em boas práticas como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de mata ciliar ou áreas produtivas”, completa Amoêdo.
 
O projeto pretende atuar nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, com o objetivo de ampliar a sustentabilidade da pecuária, promover a conservação ambiental e fortalecer os laços entre instituições, técnicos e produtores.
 
"A pecuária de cria em Rondônia, majoritariamente em pequenas propriedades, enfrenta baixos índices produtivos. Melhorias como uso de genética, inseminação, estação de monta e manejo de pastagens podem aumentar a produtividade, a qualidade dos bezerros e a renda, reduzindo a pressão ambiental. Instituições e órgãos públicos têm papel chave na difusão dessas soluções", finaliza José Marques, chefe adjunto de Pesquisa da Embrapa Rondônia.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você é a favor da taxação dos super-ricos?
Você acha que o Congresso Nacional é corrupto?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

FISIOSAÚDE LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS