DOIS ANOS A MAIS: Pesquisadores descobrem bebida que pode prolongar sua vida

O estudo português sugere que o consumo moderado da bebida pode ser uma estratégia simples para envelhecer de forma mais saudável

DOIS ANOS A MAIS: Pesquisadores descobrem bebida que pode prolongar sua vida

Foto: Budabar/istock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sua xícara de café pode fazer mais do que simplesmente despertar você — ele pode contribuir para uma vida mais longa. Uma revisão científica recente indica que o consumo regular da bebida está associado a um aumento de quase dois anos na expectativa de vida.

 

Publicado na revista Ageing Research Reviews, o estudo português sugere que o consumo moderado da bebida pode ser uma estratégia simples para envelhecer de forma mais saudável.

 

A análise abrangente de mais de 50 estudos científicos revelou que o consumo regular de café pode aumentar a expectativa de vida saudável em até 1,8 anos. Esse benefício se aplica tanto a homens quanto a mulheres, reforçando o papel do café não apenas em prolongar a vida, mas em melhorar sua qualidade.

 

A proteção do café contra doenças crônicas

 

O estudo destacou que o café pode reduzir os riscos de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, câncer, condições respiratórias e até mesmo o declínio cognitivo. Mas o segredo dessa bebida vai além da cafeína. Rico em mais de 2.000 compostos bioativos, como os polifenóis, o café oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e combater a inflamação no sistema nervoso.

 

Embora os benefícios sejam claros, especialistas recomendam moderação. De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, de três a cinco xícaras por dia (até 400 mg de cafeína) são seguras para a maioria dos adultos.

 

Para gestantes e lactantes, a recomendação é limitar a ingestão a 200 mg por dia.

 

Curiosamente, a pesquisa desafia antigas recomendações que incentivavam a redução do consumo de café com o passar dos anos, reforçando sua importância em todas as fases da vida.

 

Embora a pesquisa seja promissora, os cientistas ressaltam que ainda há muito a aprender sobre como exatamente esse mecanismos funcional. Eles sugerem que pesquisas futuras podem revelar ainda mais sobre os potenciais benefícios do café à saúde.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS