COMPROMISSO: MPRO inaugura Centro de Inteligência e Monitoramento Ambiental

COMPROMISSO: MPRO inaugura Centro de Inteligência e Monitoramento Ambiental

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) inaugurou nesta sexta-feira (13/12) o Centro de Inteligência e Monitoramento Ambiental (CIMA), em Porto Velho. O objetivo é integrar dados de diversas fontes para melhorar a prevenção e a repressão de crimes ambientais. Na solenidade também foi lançado o livro “Amazônia”, que compila diversos artigos de membros do MPRO.
 
Estiveram presentes na solenidade o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira; o Subprocuradores-Gerais de Justiça Jurídico e Administrativo, respectivamente, Eriberto Gomes Barroso e Héverton Alves de Aguiar, entre outros Membros da Instituição.
Integração de Dados
 
O CIMA, ligado ao Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), cujo Coordenador é o Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, vai reunir informações de órgãos públicos, Organizações não Governamentais (ONGs) e instituições privadas. Isso permitirá um monitoramento mais preciso de bacias hidrográficas, focos de incêndio e alertas de desmatamento. A ideia é transformar dados em conhecimento útil a fim de planejar ações do MPRO e fomentar políticas públicas.
 
O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, ressaltou a necessidade da inauguração do espaço de produção de informações. “Com o Centro de Inteligência e Monitoramento Ambiental, temos os níveis mais altos em tecnologia para que, em tempo real, consigamos saber onde ocorre alguma agressão ao meio ambiente para que possamos acionar órgãos de fiscalização e repressão; além, é claro, de funcionar como uma sala de situação”, diz o PGJ.
 
 
“Acredito que o local atende à expectativa do Procurador-Geral de Justiça em relação a tecnologia de ponta que foi instalada com painéis de última geração, licitados em tempo recorde. Quero parabenizar a Secretaria-Geral por ter concluído o projeto que foi colocado, graças à participação de muitos que aqui estão”, diz o Promotor de Justiça Dandy Jesus Leite Borges.
 
Com o CIMA, será possível identificar rapidamente situações de risco ambiental. O centro vai gerar relatórios específicos que embasarão ações imediatas do Ministério Público e da Polícia Ambiental. Isso inclui o controle de queimadas e desmatamento, permitindo respostas mais rápidas e eficazes.
 
Analistas do Gaema serão responsáveis pelo monitoramento dos dados no Centro de Inteligência. A sala de operações será um espaço multiuso, podendo ser adaptada conforme a necessidade. O objetivo é que o centro beneficie toda a sociedade de Rondônia, proporcionando um ambiente mais seguro e sustentável.
 
O espaço será multiuso para situações específicas. “Por exemplo, queimadas no ano passado, onde tivemos atuação interinstitucional, faltou um lugar para reunir todos os órgãos e aqui no Mistério Público ainda não havia essa estrutura física que hoje é disponibilizada para gestar ações efetivas, eficazes e certeiras”, reforça Viscardi.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS