CASO CADÚNICO: Denúncia de possível cobrança de serviços na SEMASF tem novos fatos

Apesar das evidências, a SEMASF ainda não se posicionou sobre apuração

CASO CADÚNICO: Denúncia de possível cobrança de serviços na SEMASF tem novos fatos

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A denúncia foi veiculada no Rondoniaovivo na última terça-feira (5), com base em prints de conversas via WhatsApp, áudios, fotos e cópias de documentos revelando um provável esquema de facilitação de concessão de benefícios sociais. Apesar do serviço ser gratuito, denunciantes afirmam que pagaram R$ 150,00 para ter o cadastramento no CadÚnico.
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF) de Porto Velho ainda não se manifestou se está apurando o caso. A legislação prevê que a Administração Pública tem o poder-dever de apurar todas as denúncias de falhas em seus serviços e irregularidades disciplinares praticadas por seus servidores. Poder-dever é um termo jurídico que se refere a um poder inerente ao exercício de uma função administrativa, o qual também implica um dever de garantir e priorizar o interesse público.
 
 
O que se sabe
 
Informações dão conta que uma agenciadora que usava o codinome de Tita do Cras e uma foto fake no perfil, teria acesso livre diariamente na unidade do Bolsa Família inclusive em salas reservadas. Após efetivação do CadÚnico, a agenciadora enviava cópia da Folha Resumo Cadastro Único – V7, emitida somente por quem tem senha master. Somente servidores de alta função e o titular da SEMASF possuem esse tipo de senha de acesso para o cadastramento e acesso master.
 
 
Fato novo
 
Após a primeira reportagem sobre o caso, o secretário da SEMASF f transferiu o acesso de sua senha master para uma servidora que exerce a função de educadora social. Esse procedimento é feito no sistema da Caixa Econômica Federal e foi assinado eletronicamente no SEI pelo Secretário Municipal de Assistência Social e da Família, em 05/11/2024, às 12h27:53. A reportagem foi veiculada no mesmo dia às 09:03.
 
 
Áudio
 
A reportagem também teve acesso a um áudio de conversa pelo aplicativo WhatsApp, onde uma possível beneficiária lamenta que tomou dinheiro emprestado para pagar R$ 150,00 a agenciadora pelo cadastramento no CadÚnico.
 
Confira o áudio abaixo

 
Denúncia
 
O caso já foi denunciado por informantes ao titular da SEMASF e foi levado ainda aos órgãos fiscalizadores e de controle externo.
 
 

Atualização

 

No final da manhã desta quinta-feira (7), a SEMASF enviou nota alegando que a cobrança por serviços é ilegal e deve ser denunciado na Ouvidoria do Município, mas não respondeu se abriu sindicância para apurar o caso.

 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você avalia a gestão de Júnior Lopes, titular da Sejucel?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS