CRISE HÍDRICA: Seca do rio Madeira leva à paralisação parcial da Hidrelétrica Santo Antônio

A usina opera com uma vazão próxima às mínimas históricas devido ao pouco volume de água

CRISE HÍDRICA: Seca do rio Madeira leva à paralisação parcial da Hidrelétrica Santo Antônio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada em Porto Velho, precisou paralisar as unidades geradoras situadas na margem esquerda e no leito do Rio Madeira devido às baixas vazões do rio. Segundo a Eletrobras, a operação foi realizada às 14h, da última terça-feira (3), após as unidades atingirem os limites operativos, refletindo o impacto severo da crise hídrica que atinge a região Norte. Nesse dia, a medição do rio Madeira ficou em 1,02m sendo o recorde de baixa em quase 60 anos.
 
Para manter a continuidade da geração de energia, a hidrelétrica está concentrando seus esforços em sete unidades geradoras localizadas na margem direita do rio, no Grupo Gerador 1, que permanecem sincronizadas ao sistema de 500 kV da usina. Neste momento, a usina opera com uma vazão próxima às mínimas históricas, registrando aproximadamente 2.700 m³/s, e uma geração efetiva de cerca de 490 MWm.
 
Em nota, a Eletrobras informou que tem implementado diversas medidas técnicas e operacionais para evitar a paralisação total da usina. Atualmente, a Hidrelétrica Santo Antônio segue em operação, fornecendo energia para Rondônia, Acre e outras regiões do Brasil. No entanto, por ser uma usina a fio d’água, que depende diretamente do comportamento hidrológico do Rio Madeira, existe o risco de interrupção completa da geração caso as vazões continuem a diminuir.
 
 
Veja a Nota:
 
NOTA HIDRELÉTRICA SANTO ANTÔNIO
 
A Eletrobras informa que, nesta terça-feira (03), às 14h, em função das baixas vazões no rio Madeira, a Hidrelétrica Santo Antônio paralisou as unidades geradoras localizadas na margem esquerda e no leito do rio, que atingiram os limites operativos.
 
A manobra permitiu manter a geração de energia concentrada em sete unidades geradoras localizadas no grupo Gerador 1, na margem direita do rio, que estão sincronizadas no setor de 500 kV da usina.
 
No momento, com vazões próximas a mínimas históricas (2.700 m³/s) e geração efetiva de aproximadamente 490MWm, a usina segue em operação e não há previsão de parada total da geração.
 
Apesar dos desafios gerados pela crise hídrica na região Norte, a Eletrobras tem adotado medidas técnicas e operacionais para minimizar o risco de paralisação da geração na Hidrelétrica Santo Antônio este ano, e segue gerando energia para Rondônia, Acre e outras regiões do país. 
 
Porém, por ser uma usina a fio d’água, que opera de acordo com o comportamento hidrológico do rio, caso haja uma diminuição muito maior nas vazões, pode ser necessária esta medida.
Direito ao esquecimento
Quem é o culpado pela fumaçona que cobre Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS