Rua Jamari, onde fica o Ministério Público, volta a ter o ar mais poluído nesta terça-feira (03), com índice de 605
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta terça-feira (03), Porto Velho volta a ser destaque na plataforma que monitora a qualidade do ar no mundo, a IQAir. A espessa camada de fumaça continua a pairar sobre a cidade, com índices alarmantes que chegaram a 605 na Rua Jamari, onde estão localizados órgãos importantes como o Ministério Público de Rondônia e a Policlínica Ana Adelaide. Esse número é considerado perigoso de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nesta manhã a concentração de PM2,5 chegou a ser 65,8 vezes maior que o valor anual recomendado pela OMS para a qualidade do ar.
Mesmo após o Decreto nº 29.428, publicado pelo governador do estado, Marcos Rocha, no dia 28 de agosto, que suspende o uso do fogo em todo o estado por 90 dias, a fumaça continua a invadir as ruas da capital, o que pode agravar o risco à saúde pública, especialmente nos grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.
Imagens de satélites mostram que apesar do decreto governamental, os incendiários continuam a prática criminosa de incêndios florestais. Mesmo com anúncio de ações de combate ao fogo e de integração de forças de segurança, os incendiários não se intimidam e continuam acendendo fogo em áreas de florestas nativas.
As recomendações da plataforma são para que as pessoas evitem exercícios ao ar livre, usem máscara ao ar livre, fechem as janelas para evitar o ar externo sujo e usem purificador de ar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!