O Governo de Rondônia decidiu bloquear o espaço de comentários da população em suas redes sociais em uma publicação onde anuncia o Decreto nº 29.417, de 26 de agosto de 2024, que estipula o estado de emergência em Rondônia.
Com esse decreto o Governo poderá realizar ações conjuntas entre as secretarias, entre uma série de outras medidas que podem mitiga os impactos dos incêndios criminosos e o avanço das doenças em decorrência da fumaça.
Nos bastidores do CPA, alegam que a proibição de comentários nessa postagem se deu por conta das inúmeras críticas em relação à demora do Governo em tomar uma medida mais enérgica contra as queimadas que desde o último mês de julho vem prejudicando a população.
Em uma outra publicação afixada na página no Instagram do Governo de Rondônia é possível observar dezenas de críticas ao Governo que vão desde a lentidão as ações, até uma suposta “passada de pano” aos criminosos que incendeiam a floresta para grandes plantações do agronegócio ou criação de gado.
Nesta próxima quinta-feira (27), o governador Marcos Rocha (UNIÃO) cumpre agenda no Palácio do Planalto em uma reunião com o presidente Lula para definir uma ação direta de combate às queimadas em Rondônia.