1º DE MAIO: Dia do Trabalho não é a única data comemorativa desta quarta-feira

Dia da Literatura Brasileira também é celebrada nesta quarta-feira (1º)

1º DE MAIO: Dia do Trabalho não é a única data comemorativa desta quarta-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 1º de maio é conhecido mundialmente por ser o Dia do Trabalhador. No Brasil, porém, outra data está sendo comemorada nesta quarta-feira. Trata-se do menos celebrado, mas também importante, Dia da Literatura Brasileira 

A escolha para festejar o Dia da Literatura Brasileira não tem relação alguma com o Dia do Trabalhador. A data se deve ao nascimento do escritor José de Alencar (1829-1877), principal nome do Romantismo e autor dos clássicos "O Guarani" e "Iracema". 

José de Alencar nasceu em 1 de maio de 1829, no Ceará, e se consagrou como o primeiro escritor brasileiro a retratar o país da maneira como realmente era, com personagens típicos.

Veja os movimentos literários do Brasil

- Quinhentismo - Vigente no Século XVI, tendo Padre José Anchieta como referência;
- Barroco - Vigente no Século XVII, tendo Padre Antonio Vieira e Gregório de Matos como referências;
- Arcadismo - Vigente no Século XVIII, tendo Tomas Antonio Gonzaga, Basílio da Gama e Cláudio Manoel da Costa como referências;
- Romantismo - Vigente no Século XIX, tendo Castro Alves, José de Alencar, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo como referências;
- Realismo - Vigente no fim do Século XIX, tendo Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia como referências;
- Naturalismo - Vigente no fim do Século XIX, tendo Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia como referências;
- Simbolismo - Vigente no fim do Século XIX, tendo Cruz e Souza como referência;
- Pré-modernismo - Vigente entre 1902 e 1930, tendo Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato como referências;
- Modernismo - Vigente no Século XX; tendo Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo e Mario de Andrade como referências. 

Baixa procura por livros 

Apesar de excelentes autores e escritores no país, a população brasileira não costuma comprar livros. Esta, ao menos, é a constatação de uma pesquisa feita pelo "Panorama do Consumo de Livros" no fim do ano passado.

Segundo o levantamento, 84% da população adulta do Brasil não comprou ao menos um livro em 2023. Entre os entrevistados que compraram, 57% são mulheres e 43% são homens.

A pesquisa mostrou que o Brasil tem apenas 25 milhões de consumidores de livros. Do montante, 74% manifestam intenção de realizar novas compras.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS