Celebrada anualmente, data marca crucificação e morte de Jesus Cristo
Foto: Rick Schroeppel/Getty Images
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com a Quaresma em andamento, muitos usuários da internet estão buscando informações sobre a Sexta-feira Santa em 2024.
No Google, por exemplo, houve um aumento de mais de 140% nas pesquisas relacionadas à data do calendário cristão. Algumas das principais perguntas feitas são: a Sexta-feira Santa é um feriado? Quando será celebrada?
Segundo a tradição e os ensinamentos de várias denominações cristãs, a Sexta-feira Santa assinala a crucificação e morte de Jesus Cristo. É um evento comemorado no último dia da Semana Santa, que ocorre durante a Semana da Paixão, antes da Páscoa.
Em 2024, a Sexta-feira Santa será observada em 29 de março. Para os cristãos, este dia é dedicado à reflexão, penitência e luto pela morte de Jesus na cruz, precedendo o Domingo de Páscoa, que celebra a sua ressurreição.
Muitos observam este dia com jejum e abstinência, enquanto outros participam de serviços religiosos especiais e procissões.
É ou não é feriado?
Sim, a Sexta-Feira Santa (Paixão de Cristo) é reconhecida como feriado oficial em todo o país e será observada em 29 de março neste ano, proporcionando um fim de semana prolongado para muitos trabalhadores. Já a Páscoa cairá no domingo, dia 31 de março.
Durante a Sexta-feira Santa, muitas pessoas escolhem jejuar parcialmente ou se abstêm de consumir carne vermelha, seguindo uma tradição religiosa que inclui peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.
Algumas empresas podem decidir conceder ou não folga na Sexta-feira Santa. O reconhecimento e a observância deste dia como feriado podem variar de acordo com as políticas internas de cada empregador ou instituição.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!