Boletim sobre El Niño aponta que vazões naturais do Rio Madeira em Porto Velho estão abaixo do esperado
Foto: Ronaldo Siqueira/BNC Amazonas
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Sistema de Monitoramento de Secas, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), apresentou um quadro alarmante em relação à possibilidade de uma seca mais intensa nos rios de Rondônia ao longo do ano de 2024. Essa previsão foi divulgada no recente Boletim sobre o El Niño.
De acordo com a ANA, durante os meses de novembro e dezembro do ano anterior, foram identificadas áreas com seca grave e extrema nos rios de Rondônia, especialmente nas regiões sul do estado e oeste do Mato Grosso.
Isso indica uma perspectiva de escassez hídrica mais acentuada tanto para os municípios de Rondônia quanto para os de Mato Grosso.
O Monitor da ANA também aponta que as vazões naturais do rio Madeira, em Porto Velho, continuam abaixo do esperado para os meses de janeiro e fevereiro, que são historicamente os mais chuvosos durante o "inverno amazônico".
"Em janeiro, as vazões naturais representaram apenas 63% da média mensal na hidrelétrica de Jirau e 62% na usina de Santo Antônio", informou o boletim.
Foto: Blog do Confúcio
Dados
Essas previsões de seca para Rondônia estão disponíveis no Painel El Niño 2023-2024, uma ferramenta que é atualizada mensalmente no site oficial da ANA com o intuito de oferecer dados atualizados sobre o fenômeno do El Niño.
Essas informações são destinadas a auxiliar os órgãos federais e estaduais na tomada de decisões relacionadas aos impactos do El Niño, como a gestão de recursos hídricos, o planejamento de medidas de adaptação e a mitigação de eventos climáticos extremos, entre outros.
O documento é produzido em colaboração com diversos órgãos nacionais responsáveis pelo monitoramento climático, pela regulação do uso das águas, pela gestão de riscos e pela previsão do clima e do tempo, assegurando uma análise ampla e integrada do fenômeno.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!