PREOCUPANTE: Seca dos rios pode ter maior impacto em RO neste ano, aponta ANA

Boletim sobre El Niño aponta que vazões naturais do Rio Madeira em Porto Velho estão abaixo do esperado

PREOCUPANTE: Seca dos rios pode ter maior impacto em RO neste ano, aponta ANA

Foto: Ronaldo Siqueira/BNC Amazonas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sistema de Monitoramento de Secas, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), apresentou um quadro alarmante em relação à possibilidade de uma seca mais intensa nos rios de Rondônia ao longo do ano de 2024. Essa previsão foi divulgada no recente Boletim sobre o El Niño.

 

De acordo com a ANA, durante os meses de novembro e dezembro do ano anterior, foram identificadas áreas com seca grave e extrema nos rios de Rondônia, especialmente nas regiões sul do estado e oeste do Mato Grosso.

 

Isso indica uma perspectiva de escassez hídrica mais acentuada tanto para os municípios de Rondônia quanto para os de Mato Grosso.

 

O Monitor da ANA também aponta que as vazões naturais do rio Madeira, em Porto Velho, continuam abaixo do esperado para os meses de janeiro e fevereiro, que são historicamente os mais chuvosos durante o "inverno amazônico".

 

"Em janeiro, as vazões naturais representaram apenas 63% da média mensal na hidrelétrica de Jirau e 62% na usina de Santo Antônio", informou o boletim.

 

Foto: Blog do Confúcio 

 

Dados

 

Essas previsões de seca para Rondônia estão disponíveis no Painel El Niño 2023-2024, uma ferramenta que é atualizada mensalmente no site oficial da ANA com o intuito de oferecer dados atualizados sobre o fenômeno do El Niño.

 

Essas informações são destinadas a auxiliar os órgãos federais e estaduais na tomada de decisões relacionadas aos impactos do El Niño, como a gestão de recursos hídricos, o planejamento de medidas de adaptação e a mitigação de eventos climáticos extremos, entre outros.

 

O documento é produzido em colaboração com diversos órgãos nacionais responsáveis pelo monitoramento climático, pela regulação do uso das águas, pela gestão de riscos e pela previsão do clima e do tempo, assegurando uma análise ampla e integrada do fenômeno.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS