MODA E TECNOLOGIA: Inovações vanguardistas transformam a indústria da moda

MODA E TECNOLOGIA: Inovações vanguardistas transformam a indústria da moda

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a tecnologia evoluindo em uma velocidade inacreditável, sua relação com a moda tem chamado cada vez mais atenção de especialistas e profissionais do setor. Nesse sentido, um evento que impactou fortemente o segmento foi a Cúpula da Moda do BRICS+.
 
Referência para diferentes culturas, é a reunião de vários estilos distintos, com interações que resultam em novos lançamentos.
 
Dessa forma, novos recursos são implementados com sucesso a cada união: designs feitos por inteligências artificiais, modelos virtuais, peças completamente construídas em impressoras 3D e assim por diante.
 
 
Tudo isso pode parecer distante do público geral, mas é possível notar tais impactos em diferentes regiões, incluindo o Brasil. Na verdade, o país é um dos mais ativos no movimento, tendo em vista sua grande importância para o BRICS.
 
Voltando a falar sobre o evento, a Cúpula da Moda do BRICS+ também tem como objetivo documentar e estudar a relação entre a moda e a tecnologia, não só exercendo um impacto ativo. Nesse aspecto, a atenção está atualmente voltada para a evolução da impressão 3D.
 
Unindo esta tecnologia com inteligências artificiais treinadas por estilistas, é possível finalmente construir produtos com desenhos extraordinariamente fora do comum, além de permitir que cada pessoa construa roupas de forma pessoal.
 
Também vale dizer que o uso da AI, neste caso, permite economizar recursos e combinar uma quantidade imensa de dados, os quais manualmente, estes
procedimentos seriam caríssimos e demandariam muito tempo.
 
 
Especialista no Setor Comenta as Transformações
 
Conhecida em diferentes países, Olivia Merquior é uma experiente empresária, diretora criativa e pesquisadora, especialista em estudar macro tendências no mundo da moda e fundadora da Brazil Immersive Fashion Week.
 
Dessa forma, se existe uma pessoa capaz de comentar sobre esse novo movimento, esta pessoa é Olívia Merquior. Em sua análise, é preciso ter uma adoção em massa do que há de mais inovador na tecnologia justamente para cumprir os desejos de consumidores e entusiastas.
 
Isso abrange vários aspectos: desde a concepção de uma linha de roupas até o marketing personalizado. Esse é um caminho percorrido por muitas empresas há um bom tempo, mas que ainda apresenta vários desafios.
 
 
Um dos principais é a relutância por parte de membros mais antigos da indústria. Apesar de consagrados justamente por trazerem inovações, mostram-se temerosos em se afastar do analógico e adotar o digital.
 
Também, não podemos ignorar a acessibilidade – ou a falta dela – para novas tecnologias. Enquanto um grande estúdio possui orçamento para computadores e softwares caríssimos, novos profissionais podem ser excluídos de uma indústria que exige infraestruturas cada vez mais custosas.
Desse modo, é preciso dar muita atenção para ambos os problemas. Trazer o mundo offline para o mundo online sem excluir importantes criadores pode ser desafiador, mas é de suma importância. Além disso, os desafios econômicos podem ser superados, desde que grandes empresas se esforcem.
 
Privacidade e Moda: Outro Grande Desafio
 
Falar de tecnologia atualmente envolve abordar outro tópico sensível: a privacidade. Como adotar novos recursos em expor usuários? Afinal, vazamentos e invasões tornam-se mais e mais comuns, o que exige um grande cuidado por parte de qualquer organização que decida se lançar no digital e virtualizar suas operações.
 
 
Vale relembrar que outra questão a ser abordada é a comercialização dos dados dos usuários, que também pode afetar o mundo da moda. Por fim, ainda há a questão legal, já que vários países e comunidades possuem regulamentos nesse aspecto.
 
Cúpula de Moda do BRICS+: o que Aguardar para o Futuro?
 
Há muito a se ganhar com a inclusão da tecnologia no setor da moda. Desde a criação de novos trabalhos, até um aprimoramento gigantesco das linhas
de produções, é uma evolução extremamente útil e necessária para manter o segmento existindo.
 
Mas e o futuro? Como a indústria da moda irá interagir com o mundo do amanhã? Estando na vanguarda de quase todo movimento cultural nos últimos
séculos, é esperado que o setor mantenha tal tradição e também se destaque por adotar o que há de mais moderno digitalmente.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS