VERGONHOSO: Pesquisa aponta RO como 2º estado com mais casos de racismo

Denúncias de racismo aumentaram 41% e injúria racial subiram 9% no último ano, segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública

VERGONHOSO: Pesquisa aponta RO como 2º estado com mais casos de racismo

Foto: Site caritas-rj.org.br

Rondônia ocupa a segunda posição entre os estados brasileiros com os maiores registros de práticas racistas, revela o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O índice de denúncias desse crime aumentou significativamente, alcançando 41% em um ano, enquanto as ocorrências de injúria racial tiveram um crescimento de 9%.

 

Lembrando aos racistas que a maioria da população brasileira (pelo menos 60%) são compostos de negros ou pardos, segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

E as pessoas sempre sabem de algum caso de alguém que já sofreu racismo e leva uma vida de “desconfiança”. É o caso da jovem Poliana Maia, de 22 anos.

 

"Não tem como ignorar o racismo. Temos que combatê-lo todos os dias. Ao sentir na pele ou presenciar qualquer fato, temos que denunciar, colocar a boca no mundo, para evitar que mais casos aconteçam. Não podemos deixar para lá. Somos a maioria neste país, então temos que fazer valer esse número e não baixar a cabeça como 'minoria', que eles dizem”, ressalta ela.

 

E ela conta que é recorrente: ao entrar em uma loja de nível mais requintado, sempre é acompanhada de perto por algum funcionário ou funcionária. E até mesmo no supermercado.

 

“Eu pergunto logo se estão com algum problema. Se estão me seguindo por causa da minha cor ou se é excesso de gentileza. Esse negócio de ficar ignorando não é comigo”, destacou Poliana.

 

Foto: Reprodução/Freepik - Site Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo)

 

Detalhes

 

Conforme os dados do Anuário de Segurança, o estado de Rondônia contabilizou 92 denúncias de racismo em 2022, marcando um aumento em relação ao ano anterior, que registrou 65 denúncias.

 

Em comparação com outros estados, Rondônia figura como o segundo com a maior taxa de casos de racismo, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. Lembrando

 

A análise dos dados também revela um aumento progressivo nos casos de práticas racistas nos últimos três anos. Em relação à injúria racial, foram feitas 242 denúncias em 2022, em comparação com as 220 ocorrências em 2021, representando um acréscimo de 9%.

 

Embora o crescimento percentual seja menor, em números absolutos, os casos de injúria racial superam os de racismo.

 

Diferenças

 

A injúria racial está associada a ofensas direcionadas a uma única pessoa com base em sua cor, visando desqualificá-la, enquanto o racismo é uma prática que engloba a discriminação contra um grupo étnico, afetando uma coletividade.

 

Até o momento, o Governo de Rondônia não divulgou informações sobre a implementação de educação racial na rede estadual de ensino. Diante de atos racistas ou de discriminação, é fundamental realizar uma denúncia, seguindo os passos a seguir:

 

- Registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima da residência, presencialmente ou pela internet, para documentar o incidente, ou discar 190 para acionar a Polícia Militar.

 

- Contatar o Ministério Público e a Defensoria Pública para obter suporte judicial e, se necessário, apoio psicológico.

 

- Buscar apoio em redes de proteção, incluindo órgãos como o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Porto Velho, que oferecem orientação e suporte específico em casos de discriminação racial.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS