Denúncias de racismo aumentaram 41% e injúria racial subiram 9% no último ano, segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Foto: Site caritas-rj.org.br
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondônia ocupa a segunda posição entre os estados brasileiros com os maiores registros de práticas racistas, revela o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O índice de denúncias desse crime aumentou significativamente, alcançando 41% em um ano, enquanto as ocorrências de injúria racial tiveram um crescimento de 9%.
Lembrando aos racistas que a maioria da população brasileira (pelo menos 60%) são compostos de negros ou pardos, segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E as pessoas sempre sabem de algum caso de alguém que já sofreu racismo e leva uma vida de “desconfiança”. É o caso da jovem Poliana Maia, de 22 anos.
"Não tem como ignorar o racismo. Temos que combatê-lo todos os dias. Ao sentir na pele ou presenciar qualquer fato, temos que denunciar, colocar a boca no mundo, para evitar que mais casos aconteçam. Não podemos deixar para lá. Somos a maioria neste país, então temos que fazer valer esse número e não baixar a cabeça como 'minoria', que eles dizem”, ressalta ela.
E ela conta que é recorrente: ao entrar em uma loja de nível mais requintado, sempre é acompanhada de perto por algum funcionário ou funcionária. E até mesmo no supermercado.
“Eu pergunto logo se estão com algum problema. Se estão me seguindo por causa da minha cor ou se é excesso de gentileza. Esse negócio de ficar ignorando não é comigo”, destacou Poliana.
Foto: Reprodução/Freepik - Site Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo)
Detalhes
Conforme os dados do Anuário de Segurança, o estado de Rondônia contabilizou 92 denúncias de racismo em 2022, marcando um aumento em relação ao ano anterior, que registrou 65 denúncias.
Em comparação com outros estados, Rondônia figura como o segundo com a maior taxa de casos de racismo, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. Lembrando
A análise dos dados também revela um aumento progressivo nos casos de práticas racistas nos últimos três anos. Em relação à injúria racial, foram feitas 242 denúncias em 2022, em comparação com as 220 ocorrências em 2021, representando um acréscimo de 9%.
Embora o crescimento percentual seja menor, em números absolutos, os casos de injúria racial superam os de racismo.
Diferenças
A injúria racial está associada a ofensas direcionadas a uma única pessoa com base em sua cor, visando desqualificá-la, enquanto o racismo é uma prática que engloba a discriminação contra um grupo étnico, afetando uma coletividade.
Até o momento, o Governo de Rondônia não divulgou informações sobre a implementação de educação racial na rede estadual de ensino. Diante de atos racistas ou de discriminação, é fundamental realizar uma denúncia, seguindo os passos a seguir:
- Registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima da residência, presencialmente ou pela internet, para documentar o incidente, ou discar 190 para acionar a Polícia Militar.
- Contatar o Ministério Público e a Defensoria Pública para obter suporte judicial e, se necessário, apoio psicológico.
- Buscar apoio em redes de proteção, incluindo órgãos como o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Porto Velho, que oferecem orientação e suporte específico em casos de discriminação racial.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!