AGASALHO: Frente fria atinge país na próxima semana e pode alcançar RO

O frio vai atingir áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do sul da região amazônica

AGASALHO: Frente fria atinge país na próxima semana e pode alcançar RO

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma frente fria, seguida de uma intensa e ampla massa de ar frio, deve se deslocar, entre o fim da próxima sexta-feira (9) e o sábado (10), da Argentina até o Uruguai, chegando ao Rio Grande do Sul com queda acentuada das temperaturas nos dias seguintes.
 
 
Antes disso, uma massa de ar quente e seco deve predominar, até sexta, em boa parte do Sul do Brasil, gerando grande amplitude térmica (variação entre mínimas e a máximas), com temperaturas que devem passar dos 30°C em diversas áreas no período da tarde.
 
 
Os mapas da figura 1 mostram as projeções do modelo Cosmo para a umidade relativa do ar entre sexta e sábado, enquanto a figura 2 indica a previsão do modelo Cosmo para as temperaturas máximas entre sexta e domingo (11).
 
 
 
Figura 1: Previsão do modelo Cosmo para umidade relativa do ar na tarde de (a) sexta-feira (9) e (b) no sábado (10).
 
 
Figura 2: Previsão do modelo Cosmo para temperaturas máximas na (a) sexta-feira (9), (b) sábado (10) e (c) domingo (11), todas às 15h (horário de Brasília).
 
 
À medida em que a frente fria se desloca durante o fim de semana e no decorrer da segunda-feira (12) para as demais áreas do Sul, sul e oeste de Mato Grosso do Sul e sul e leste de São Paulo também vai provocar chuva e queda de temperatura nestas áreas, com acumulados em torno de 30 milímetros (mm). Os maiores volumes (acima de 50 mm) ocorrerão no leste da Região Sul entre domingo e segunda-feira. Veja figura 3.
 
 
Além disso, o ar frio poderá atingir, no decorrer da próxima semana, o centro e oeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia, leste do Acre, sul do Amazonas e, também, o sul e sudoeste de Goiás. Se a previsão se mantiver, ocorrerá o primeiro episódio de “friagem” de 2023.
 
 
A figura 4 mostra a tendência de queda da temperatura do ar entre o fim do domingo e a segunda-feira, indicando declínio de mais de 10°C em 24h entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e em áreas mais ao sul de Mato Grosso do Sul ao Paraná, além do litoral sul de São Paulo.
 
 
 
Figura 3: Precipitação (chuva) acumulada em 144 horas prevista pelos modelos (a) Cosmo e (b) GFS.
 
 
Figura 4: Tendência de queda da temperatura do ar entre o fim do domingo (11) e a segunda-feira (12).
 
 
Entre segunda e quarta-feira (14), a frente fria deve ficar semiestacionária entre o norte do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com provável formação de um sistema de baixa pressão no Atlântico a leste da Região Sul a partir de terça-feira (13). O sistema deve intensificar a chuva nestas áreas, deixando o tempo úmido e com baixas temperaturas.
 
 
O deslocamento do ar frio e seco de origem polar, na retaguarda da frente fria, provocará queda acentuada das temperaturas, com mínimas previstas para as madrugadas de segunda e terça perto de zero grau ou negativas em áreas da Campanha Gaúcha, da fronteira com o Uruguai e, também, na Serra do Sudeste gaúcho. Nas demais áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os valores devem ficar entre 2°C e 5°C (figura 5).
 
 
A previsão ainda indica uma possível formação de geada na segunda e terça-feira, especialmente entre o centro-sul gaúcho, áreas em que o céu estará mais aberto. Veja figura 6. Os tons em amarelo na figura indicam condição para geada moderada em áreas próximas da Campanha Gaúcha, áreas de fronteira com o Uruguai e Serra do Sudeste gaúcho, podendo ser forte em pontos isolados.
 
 
A previsão não descarta a ocorrência de geada fraca, de forma isolada, ao sul do Planalto gaúcho e sul da Serra do Nordeste.
 
 
 
Figura 5: Temperatura mínima prevista para esta (a) segunda (12), de acordo com o modelo Cosmo, e (b) terça-feira (13), conforme modelo GFS.
 
 
Figura 6: Mapa indicativo de geada para (a) segunda-feira (12), de acordo com o modelo Cosmo, e (b) terça-feira (13), conforme modelo GFS.
 
 
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS