OMISSÃO: População continua jogando esgoto em ruas da zona Sul de Porto Velho

Buracos continuam surgindo e prefeitura não toma nenhuma atitude para conter imundície

Nos meses de maio e agosto do ano passado, o Rondoniaovivo divulgou duas reportagens sobre um trecho da Avenida Campos Sales que passa pelos bairros Eletronorte, Conceição, Novo Horizonte e Cidade do Lobo, onde algumas famílias insistem em contribuir com a sujeira nas ruas e com o desperdício do dinheiro público nesta parte da zona Sul de Porto Velho.

 

O trecho mais crítico segue sendo na esquina com a Rua Vicunha, onde a água e podre continua sendo jogada dia e noite na via por algumas casas. E é fácil identificar quem insiste nesse tipo de prática, mas a prefeitura segue omissa, não aplicando nenhum tipo de punição.

 

Se os fiscais da Prefeitura/SEMA fossem até o local, rapidamente identificariam quem comete as irregularidades - Foto: Felipe Corona/Rondoniaovivo

 

Segundo alguns moradores, os buracos seguem surgindo, sendo tapados pela prefeitura, mas ressurgem depois de um tempo.

 

“Tive até uma certa esperança depois que vocês vieram aqui duas vezes. Mas nada mudou. Parece que a cada dia mais aumenta a quantidade de esgoto jogado na rua. Eu já fiz a minha parte com o sumidouro, porém meus vizinhos continuam jogando a água podre. Nem o sol seca essa porcaria. E quem passa a pé ou de bicicleta continua tomando banho de sujeira”, desabafa João Menezes, que mora perto da esquina.

 

Trecho da Campos Sales com a Rua Madressilva, repleto de buracos causados por esgoto jogado pela população - Foto: Felipe Corona/Rondoniaovivo

 

Sem solução

 

De acordo com quem conversou com o Rondoniaovivo novamente, o problema persiste há mais de 10 anos e não houve nenhum tipo de mudança, mesmo após as reportagens feitas pelo jornal eletrônico. De acordo com esses cidadãos, não há bom senso por parte do poder público ou das outras famílias.

 

“Dizem que existe um departamento de posturas. A SEMA [Secretaria Municipal de Meio Ambiente] informou que ia mandar gente aqui. Não vi nenhum fiscal multar por tanta imundície. As pessoas se acomodaram já que não há punição. Continuam jogando esgoto na rua, o asfalto fura e a prefeitura tapa os buracos. Depois não adianta reclamar da situação”, desabafa Aparecida Rocha, que mora quase em frente a uma das poças de esgoto.

 

Ciclo vicioso: população joga água servida na rua, prefeitura tapa buracos, que surgem pouco tempo depois, mas não há punição contra os "sujismundos" - Foto: Felipe Corona/Rondoniaovivo

 

A nojeira continua a cerca de 400 metros dali, na mesma rua, na esquina da Campos Sales com a Rua Madressilva. No local, o esgoto continua correndo à céu aberto, prejudicando pedestres e ciclistas.

 

 

Outro lado

 

Algumas horas depois, a SEMA entrou em contato conosco por meio da Superintendência Municipal de Comunicação (SMC), que nos informou que "os responsáveis pelo despejo de água servida na Avenida Campos Sales, esquina com a Rua Vicunha e Rua Madressilva, zona Sul, foram notificados. A equipe vai retornar ao local para uma nova fiscalização e tomada das devidas providências".

 

Nas outras duas reportagens, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), informou que em maio do ano passado enviou uma equipe de fiscalização ao local, que fez autuações aos moradores que jogam água servida nas ruas.

 

 

À época, a SEMA lembrou que despejar água servida é uma prática criminosa e deve ser denunciada tanto na instituição quanto no Departamento de Posturas Urbanas.

 

 

Em um primeiro momento, os fiscais notificam o proprietário para adequação às normas, e caso o interessado não cumpra, é lavrado o auto de infração que vai de 25 UPFM a 2.000 UPFM (R$ 2.216,50 a R$ 177.320,00), conforme a legislação municipal que dispõe sobre o Código Municipal de Meio Ambiente.

 

Para denúncias, estão disponíveis os telefones: (69) 98423-4092 (SEMA) e 0800-647-1390 (Departamento de Posturas).

 

 

 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS