CRIMES: CNJ faz relatório sobre Discriminação e Violência contra a População LGBTQIAP+

O instrumento de pesquisa tinha entre seus objetivos compreender como operadores do sistema de justiça e da segurança pública percebem a atuação do Poder Judiciário nesse tema

CRIMES: CNJ faz relatório sobre Discriminação e Violência contra a População LGBTQIAP+

Foto: Divulgação

 

Desde 2019, o Brasil registra crescimento de 19,6% no número de processos de crimes considerados discriminatórios contra a população LGBTQIAP+. No ano de 2021, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou pesquisa para compreender as formas de violência sofridas pela comunidade queer que foram judicializadas.
 
O instrumento de pesquisa tinha entre seus objetivos compreender como operadores do sistema de justiça e da segurança pública, incluindo magistrados(as), promotores(as), advogados(as) e defensores(as) públicos(as), bem como delegados(as) de delegacias especializadas e comuns percebem a atuação do Poder Judiciário nesse tema.
 
Em 2022, o resultado da pesquisa foi apresentado no relatório Discriminação e Violência contra a População LGBTQIAP+ que está disponível para consulta on-line e download.
 
O documento evidencia os altos índices de violências e mortes no Brasil, tendo como mais frequentes os crimes de homicídio, injúria, lesão corporal e ameaça. Em aproximadamente 15% dos casos, há violência doméstica.
 
De acordo com informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022, a violência contra a população LGBTQIA+ apresentou significativo crescimento: 35,2% a mais de agressões; 7,2% a mais de homicídios e 88,4% a mais de estupros das pessoas identificadas como tais.
 
Demonstrando a importância em consolidar políticas judiciárias efetivas no campo penal que aprimorem a prestação jurisdicional voltada à parcela LGBTQIAP+, o CNJ tem atuado com vistas a garantir a uniformização e racionalização dos processos a fim de resguardar: o acesso à justiça por essa parcela da população, bem como a efetivação de seus direitos através de uma adequada prestação jurisdicional nas ações penais que envolvem motivação LGBTfóbica.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS