COMUNICAÇÃO: 1º Canoar de Jornalismo continua nesta terça-feira(15)

Evento do curso de Jornalismo da Unir será realizado durante a semana e tem como tema Jornalismo, Democracia e Desigualdade

COMUNICAÇÃO: 1º Canoar de Jornalismo continua nesta terça-feira(15)

Foto: Divulgação

As atenções do jornalismo regional estão voltadas desde a úlitma segunda-feira (14) para o 1º Canoar (Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense) com o tema “Jornalismo, Democracia e Desigualdade”, na sede da Escola do Legislativo (EL), mantida pela Assembleia Legislativa (ALE), em Porto Velho. O evento vai até sábado (19) serão desenvolvidas atividades relacionadas ao tema com participações de jornalistas regionais e de outros Estados, de maneira virtual. 
 
 
A promoção do Departamento Acadêmico da Unir (Dacom), da Universidade Federal de Rondônia-Unir, tem como proposta possibilitar a interação e discussão na área de Comunicação de Rondônia com participação de estudantes de graduação da área de jornalismo e Comunicação, pesquisadores e profissionais, que “participam, produzem e problematizam os campos de conhecimento dos segmentos. 
 
 
Canoar, segundo os organizadores faz referência à canoa, que é um importante meio de transporte na Amazônia, que possibilita deslocamentos de pessoas, animais, objetos, produtos e experiências, tendo como referência o rio Madeira e outros rios de Rondônia. A canoa foi –e continua– sendo importante meio para deslocamentos, trajetos, interações necessárias nos fenômenos de comunicação e jornalismo. 
 
 
Mesas de debates diárias, com participação de profissionais de destaque regional e nacional, além de participações de convidados online fazem parte da
programação. O Canoar também oferece oficinas de formação prática na área de comunicação com profissionais de Rondônia e premiação para a logomarca do curso de Jornalismo, além de apresentações culturais e confraternização. 
 
 
O 1º Canoar tem como objetivos contribuir para a formação de discentes de jornalismo da Unir, congregar profissionais da área e oferecer espaço de formação de crítico-reflexiva, estabelecer diálogo permanente entre a Unir e a sociedade, discutir aprimoramento da prática jornalística local e divulgar o curso de Jornalismo da Unir a futuros discentes. 
 
 
Para o diretor-geral da EL, Fábio Ribeiro, que dá o suporte logístico para o Canoar, todo evento, que tenha apelo social e visa ampliar os conhecimentos da comunidade, como o programado pelo departamento de Jornalismo da nossa universidade federal “tem o apoio da escola dos deputados, por determinação do nosso presidente, deputado Alex Redano (Republicanos)”. 
 
 
Programação
 
 
14/11 – 19h abertura solene. 19h20 às 22h, Interface entre Jornalismo e Meio Ambiente, Lúcio Flávio Pinto (Jornal Pessoal) e Kátia Brasil (Amazônia Real), ambos online e Luciene Kaxinawá (Podáali) com mediação de Juliano Araújo (Unir). 
 
 
15/11, 16h às 18h – Memória do Jornalismo Rondoniense (Sara Duque Estrada) e Luíza Arcanjo (jornalistas). 19h às 22h – A Importância do Jornalismo na Defesa da Democracia (Juliana Dal Piva (UOL), Geremias dos Santos (Abraço Brasil) e Gabriela Biló (Folha de São Paulo), online, e mediação de Evelyn Morales (Unir). 
 
 
16/11 – 19 às 22h. Jornalismo e Desigualdade: acesso, produção e representação, Fabiana Moraes (UFPE/The Intercept) online, Caê Vasconcelos (UOL) e Samira de Castro (Fenaj), mediação de Sarnilo Takara. 
 
 
17/11 – 19h às 22h, Rotinas Produtivas e Precarização do Jornalismo, Cláudia Nonato (CPTC/ECA-USP), Joana Suares (redação virtual), via internet; Rogério Christofoletti (UFSC/Observatório de Ética Jornalística) com mediação de Andréa Cattâneo (Unir). 22h às 22h20, premiação da logomarca do Curso de Jornalismo. 
 
 
18/11, 19h às 22h, Produção Audiovisual na Amazônia, Alex Pizano (diretor e roteirista-RR), Juraci Júnior (roteirista e publicitário-RO), Jorane Castro (roteirista e diretora-UFPA), mediação de Simone Norberto, documentarista e cineclubista-RO. 
 
 
19/11 – 14h às 18h. Oficinas, Edição de Vídeo, Jamille Batista (Ale-RO), Noções Básicas de Fotografia, Ruan Gabriel (TV Rondônia); Radiojornalismo Esportivo, Carlos Guerra Júnior (Unir), Produção de conteúdo para redes sociais digitais, Beatriz Galvão (Prefeitura de Porto Velho), técnicas de entrevistas, Maríndia Moura (MP-RO). 
 
 
Confirmar presença pelo correio eletrônico canoar@unir.br 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS