“Nós começamos a estudar as soluções. Tinha o modelo tradicional de licitação que ia demorar 15 anos para termos o novo hospital. Tinha a PPP (Parceria Público Privada), mas assim teria que ter muitos milhões de reais no caixa para garantir aquela obra ou tinha o BTS (Built To Suit) - construindo para servir, que foi a que escolhemos”, disse Rocha.
Essa nova modalidade de construção adotada pelo governo de Rocha, faz com que a empresa vencedora da licitação seja responsável pela construção e manutenção dessa unidade por 30 anos.
Pagamento
Não diferente das outras, essa construção tem custos, pois é uma parceria pública-privada, onde o contratante usa verba própria para construção do hospital. Nesse caso, o governo vai pagando mensalmente (parcelado) o valor do aluguel do prédio juntamente com o preço da construção.
“Eles [empresa contratada] querem construir do jeito certo para que não dê problema depois. Quando eles começarem a construir, de fato, vai ser muito rápido. Então, em breve, nós vamos ver aí o nosso hospital nascendo”, acredita Marcos Rocha.
O local do Heuro já foi escolhido. O novo hospital será construído entre as ruas América e Capão da Canoa, no bairro Três Marias, zona Leste de Porto Velho. A empresa contratada já está fazendo as obras iniciais no local, segundo informou Marcos Rocha.