DÚVIDA: Mito ou Verdade: Fazer dieta alimentar é algo que custa caro?

Especialistas orientam como é possível fazer boas escolhas de alimentos sem pesar no bolso

DÚVIDA: Mito ou Verdade: Fazer dieta alimentar é algo que custa caro?

Foto: Divulgação

Mito! A alimentação saudável não tem que ser cara, tudo depende das escolhas, é isso que faz a diferença. As pessoas têm uma ideia errada sobre isso, que é caro ou algo muito diferente da realidade dela. É totalmente possível ser saudável consumindo o básico.
Não tem como negar que uma alimentação saudável é a base de tudo, sobrevivemos da energia dos alimentos.
 
Quanto mais nutrientes fornecer para o seu corpo melhor ele vai funcionar. As funções vão estar preservadas e como consequência uma melhor qualidade de vida. 
 
Evita várias doenças como: diabetes, hipertensão, ajuda a melhorar o humor, reduz o cansaço, mantém um peso corporal saudável, melhora o sistema digestivo, fornece energia para as atividades do dia a dia. 
 
E claro, é importante ingerir a quantidade certa, nada de exageros, uma alimentação equilibrada é indispensável para o nosso bem-estar físico e mental.
 
Mas como fazer isso sem gastar muito? Você não precisa ingerir apenas alimentos light, diet ou zero sem necessidade, o que deixa um pouco mais em conta sua alimentação.
 
Procure optar pelos alimentos in natura que são aqueles obtidos diretamente da natureza, de plantas ou animais, e não sofrem nenhum tipo de alteração para o consumo, o básico sempre vai funcionar para as pessoas atingirem seus objetivos. 
 
Como bom arroz e feijão, a carne, a salada. Ou para quem ainda quer variar um pão, uma tapioca ou cuscuz recheados com proteínas de boa qualidade como queijo, ovo, carne é um bom começo. 
 
 
E tudo começa nas compras. A nutricionista Cristina Laurentino especialista em nutrição clínica, esportiva, estética e prescrição de fitoterápicos pelo IPOG alerta para algumas práticas importantes na hora do mercado e preparou um check list que pode ajudar a reduzir os custos. 
 
 
Faça uma lista do que realmente você precisa e tente não fugir dela na hora das compras;
 
Evite levar as crianças ao supermercado ou passar na seção de doces com elas;
 
Procure os alimentos da estação (época do ano que estamos);
 
Não vá ao supermercado com fome ou pressa;
 
Aproveite o máximo possível dos alimentos: casca, sementes... sua dieta fica mais rica em nutrientes;
 
Vá em feiras, mais fácil para pedir descontos;
 
Fique de olho nas promoções, sempre se atentando a data de validade e a qualidade dos alimentos.
 
 
Uma prática que pode também pode ajudar a economizar de olho na qualidade é nunca esquecer de verificar o rótulo. É sempre interessante verificar o rótulo. O mais saudável é aquele que tem menos ingredientes que você não conhece. Aqueles nomes científicos geralmente são aditivos químicos. E o excesso deles vai prejudicar a saúde. Por isso escolher os que têm menos ingredientes desconhecidos. 
 
 
Outra alternativa muito utilizada é o aproveitamento dos alimentos usados em cascas, sementes, talos, deixando sua alimentação mais nutritivo. Por exemplo, o suco da casca do abacaxi, mas deve ser feito apenas se sentir confortável, não precisa ser a única alternativa de economizar. Uma boa prática também é o uso do iogurte natural, ele normalmente não tem ingredientes químicos e com um potinho você consegue fazer um litro em casa.  
 
 
Além disso, algumas atitudes podem ser aliadas nesse momento: como reduzir o consumo de sal, doces e alimentos industrializados; começar as refeições, como almoço e jantar pela salada; comer mais frutas diariamente; manter lanches saudáveis; alimentar-se devagar e longe de aparelhos eletrônicos. Além de beber bastante água durante o dia. 
 
 
Muitas pessoas acham que ter uma prática saudável é um bicho de sete cabeças, mas não é. Para a nutricionista Jéssica Braga especialista em sistemas de gestão da segurança dos alimentos pelo IPOG ter mais consciência na hora de se alimentar pode ajudar a iniciar novos hábitos.
 
Sugere ainda começar com apenas uma mudança, “É só dar um passo de cada vez, depois fica mais fácil. Normalmente acontece que as pessoas querem fazer tudo de uma vez e acabam se frustrando”. 
 
 
É totalmente possível fazer uma dieta saudável e gastar pouco, e escolhas saudáveis é um bom começo, mas não adianta nada se não houver moderação na quantidade e se atentar no preparo dos alimentos como o excesso de temperos industrializados. Colocando em prática essas orientações é possível iniciar uma dieta saudável e o melhor gastando pouco.
 
 
IPOG - Instituto de Pós Graduação 
 
Visite a sede na Av. Rio Madeira, 2759, Embratel, Porto Velho - RO ou www.ipog.edu.br 
 
 
Envie um e-mail para portovelho@ipog.edu.br
 
Instagram: @ipogportovelho
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS