SAÚDE: Como a sua alimentação pode melhorar a imunidade e prevenir doenças?

Entenda como alguns hábitos alimentares podem fazer maravilhas para sua saúde e imunidade

SAÚDE: Como a sua alimentação pode melhorar a imunidade e prevenir doenças?

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ouvimos o tempo todo, e lá no fundo sabemos que uma alimentação balanceada faz bem pra saúde. Corpo e mente agradecem, e funcionam muito melhor com uma dieta rica em nutrientes. 
 
Na teoria é até fácil falar, manter-se bem hidratado ao longo do dia, não ficar grandes intervalos sem comer, acrescentar frutas, verduras, legumes e carnes magras na rotina alimentar, e é claro que não podemos esquecer de evitar exageros com gorduras, frituras, refrigerantes, alimentos muito processados e açúcares. O desafio é colocar tudo isso em prática.
 
O que talvez nem todos saibam ainda, é que uma dieta rica, nutritiva e feita de forma intencional, ou seja, quando a pessoa se alimenta conscientemente (escolhendo opções melhores e mais saudáveis) influencia desde o nível de energia e disposição, o peso, qualidade do sono e principalmente o sistema imunológico.
 
A pergunta de milhões é: como a nossa alimentação pode melhorar a imunidade? 
 
Nosso sistema imune, como todo nosso corpo, precisa de nutrientes específicos para funcionar. Através da alimentação, podemos fornecer estes nutrientes, favorecendo assim seu funcionamento. 
 
É necessária, uma alimentação balanceada, à base de alimentos in natura, com o mínimo de alimentos industrializados e quanto mais colorido o prato de comida, mais diversidade de nutrientes terá.
 
Marília Berno, nutricionista, especialista em nutrição clínica, estética, esportiva e prescrição de fitoterápicos pelo IPOG afirma que nosso sistema imunológico ainda sofre diretamente a ação de todos os processos inflamatórios a que submetemos nosso organismo.
 
 Afirma a especialista que para ajudar na imunidade, podemos adicionar alimentos nutracêuticos, ou seja, que além de nutrientes tem componentes com ação terapêutica, tais como: cúrcuma, uva (fruta ou suco integral sem açúcar), peixes, tomate, laranja, acerola, frutos secos, entre outros. Esses tipos de alimentos, têm ação antioxidante e ajudam a combater os radicais livres que desencadeiam processos inflamatórios. Não esquecer de consumir bastante água que é fonte de saúde, também.
 
Marília ensina ainda como inserir de maneira fácil esses alimentos no dia a dia.
 
“As frutas podem ser consumidas in natura como parte de lanches ou sobremesa, ou na forma de sucos naturais, preferencialmente sem açúcar ou adoçantes. O tomate e outros vegetais podem ser incluídos nas saladas, sucos e outras preparações. As frutas secas são excelente opção para lanches fora de casa, são fáceis de levar, não necessitam de refrigeração e promovem boa saciedade. A cúrcuma (também conhecida por açafrão), pode ser utilizada como tempero”.
 
Para fixarmos um novo hábito precisamos entender a importância da repetição dos comportamentos desejados. Para melhorar a imunidade, aproveitando os benefícios da alimentação nutracêutica, devemos facilitar o preparo desses alimentos em casa, levar uma listinha pra não esquecer nada no mercado e ir colocando tudo em prática aos poucos. Sua saúde e imunidade agradecem.
 

IPOG - Instituto de Pós Graduação

Visite a sede na Av. Rio Madeira, 2759, Embratel, Porto Velho - RO ou www.ipog.edu.br

Fale no WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=556930258333

Envie um e-mail para portovelho@ipog.edu.br

Instagram: @ipogportovelho

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS