Segundo o autor norte americano Jim Rhon: “Somos a média das 05 pessoas que mais convivemos”. Partindo desse pressuposto, o gerenciamento de contágio social é fundamental para quem deseja ser bem-sucedido na vida pessoal e profissional.
Isso está implícito na sabedoria popular, quando ouvimos corriqueiramente: “Mais vale um amigo que dinheiro no bolso” ou ainda, de forma mais descontraída: “galinha que anda com pato, morre afogada”.
No livro de provérbios, encontramos uma passagem similar quando Salomão escreve: “Diga-me com quem andas, que direi quem tu és”. De várias formas e em lugares diferentes encontramos a mesma narrativa, que fala sobre a importância e a qualidade das relações humanas que cultivamos. Isso tudo no mercado corporativo ganha o nome de “networking”.
Maurício Werner, bacharel em turismo, consultor e palestrante especialista em Marketing, é também professor da disciplina de vendas e serviços do IPOG. Autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, faz um comparativo, afirmando que relacionamento é 70% do ser humano e que apenas 30% são conhecimentos técnicos.
“Sem relacionamento não há crescimento, ensino isso em sala de aula sempre e estímulo meus alunos fazendo com que se exponham, falem, debatam, discutam ideias, façam visitas às empresas, participem de eventos, façam grupos segmentados, entre outros. Minha vida é de relacionamentos, minha nova empresa carrega isso em seu DNA. A missão da minha empresa é fazer conexões com alma”.
Bianca Dia, publicitária, cursando MBA em marketing pelo IPOG, concorda com o tema e afirma: “O networking vai te trazer mais conhecimento, habilidade e parceria. No meu dia a dia a vantagem de um bom networking é conhecer o outro lado. Como tenho loja em shopping, ter contato direto com o marketing, administrativo das operações, facilita qualquer resolução de problemas”.
No best seller “O Poder das Conexões”, dos autores Nicholas A. Christakis e James H. Fowler trazem uma pesquisa esclarecedora sobre o networking e como ele molda nossas vidas.
Considerado intrigante e divertido pelos leitores e pela crítica, o livro subverte a noção do individual e promove um modelo revolucionário considerando como as relações sociais influenciam nossas ideias, emoções, saúde, relações, comportamento e muito mais.
Adryana Santos, empreendedora, especialista em gestão empresarial e liderança, e pós-graduanda em neurociência e marketing pelo IPOG, afirma:
“Nada é mais rico que a troca humana. O convívio, a troca de experiências, e trazendo para esse universo de desenvolvimento profissional, o networking é que proporciona isso. A gente aprender o que não sabe ou ensinar o que sabe, o networking potencializa conhecimentos, e abre portas também. Quanto mais pessoas a gente conhece, mais caminhos se abrem. Eu acredito que o mundo se amplia através do convívio e da troca. Se você gera novas conexões, você gera novos caminhos e isso é energia em potencial para grandes feitos. Networking é vida”.
Os autointitulados fechados, tímidos ou os antissociais que tomem cuidado porque ao que tudo indica, o mundo sorri para quem desenvolve melhor a habilidade de bem relacionar-se e utiliza-se dessa poderosa ferramenta de conexão interpessoal conhecida como networking para crescer na vida e no trabalho.
IPOG - Instituto de Pós Graduação
Visite a sede na Av. Rio Madeira, 2759, Embratel, Porto Velho - RO ou
www.ipog.edu.br