A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) inaugurou nesta quarta-feira (30), a sua nova sede em Porto Velho. A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da escola, desembargador Raduan Miguel Filho e com autoridades locais.
Em entrevista à imprensa, o desembargador citou a importância da escola para a Justiça do Estado.
“Ela tem objetivo de capacitar os magistrados e os servidores do Tribunal de Justiça. Isso tem uma repercussão incomensurável na sociedade. Imagina você: um magistrado bem capacitado e um servidor bem-informado, a prestação jurisdicional vai ser de melhor qualidade”, ponderou.
Presidente da Emeron, desembargador Raduan Miguel Filho
A nova sede da Emeron foi inaugurada no antigo prédio do Tribunal de Justiça de Rondônia, localizado na avenida Rogério Weber, 1872, Centro. Para o presidente do TJ, desembargador Marcos Alaor, a instalação da escola neste local é muito importante.
“É um sentimento de reconquista de um espaço onde foi o Tribunal de Justiça, agora destinada a Escola da Magistratura. A Emeron é a síntese do Poder Judiciário. Aqui nós temos a oportunidade de ensinar os nossos servidores e os juízes a prestarem um serviço melhor para o cidadão”, declarou.
Presidente do TJ, desembargador Marcos Alaor | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
A nova sede da Escola Magistratura foi toda projetada no quesito da sustentabilidade. O espaço conta com sete salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, espaços de convivência, tendo capacidade para atender 480 alunos e 10 professores lecionando simultaneamente.
Quem se emocionou com essa toda essa estrutura foi o ex-aluno da Emeron, Procurador Geral do Estado, Maxwel Mota de Andrade.
“Eu fico emocionado. Fui aluno da escola em 2008. Eu não segui a carreira da magistratura, mas voltar aqui e ver toda essa estrutura de primeiro mundo é muito emocionante. A escola é isso, ela prepara não apenas magistrados, mas também juristas e advogados”, comentou Maxwel.
Cursos à população
Além de atender a comunidade jurídica, a Emeron oferece em suas dependências cursos voltados para a população. A exemplo, o curso de Libras. Para se inscrever, basta procurar a sede da escola.
Ainda segundo o presidente da Emeron, Raduan Miguel Filho, um novo método de ensino para alcançar ainda mais a população.
“A Escola da Magistratura está preparando o curso em Ensino à Distância (EAD), de forma a permitir que todos os moradores do Estado possam participar. A previsão do lançamento da plataforma é para este ano”, finalizou o desembargador.
Nova sede fica localizada na avenida Rogério Weber, região Central de Porto Velho | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo