Muitos portovelhenses desistem de ir em determinados pontos da cidade justamente pela dificuldade de estacionar seus veículos, seja moto ou carro.
Nas principais vias comerciais, como Sete de Setembro, Jatuarana e José Amador dos Reis, o sentimento de achar uma vaga é como ganhar um prêmio em dinheiro. São muitos carros para pouquíssimos espaços livres.
“Tem gente que chega aqui de manhã e só sai à noite. É ruim encontrar vaga principalmente para a gente que trabalha com comércio. Às vezes o cliente quer encostar por uns 10 minutos, mas desiste de comprar por não ter vaga”, lamentou o vendedor de calçados, Josué Vasconcelos.
Detalhes
Em contato com o
Rondoniaovivo, o secretário municipal de Trânsito Ronaldo Flores confirmou que já começou o processo de implementação do estacionamento rotativo (Zona Azul) nas principais vias de Porto Velho, como Jatuarana, José Amador dos Reis e a Sete de Setembro.
“Este ano vamos trabalhar com a licitação. Estamos bastante adiantados com o projeto. A fase licitatória virá esse ano. Não temos certeza se a operação começa ainda em 2022, mas estamos trabalhando muito para que aconteça”, destacou Flores.
Como o sistema será desenvolvido, ainda está em estudos: se Parceria Público Privada (PPP), licitação ou concessão. Segundo o titular da Semtran, os estudos são para que o carro pague R$ 2,60 e a moto R$ 1,30 (por hora utilizada).
“Isso não é uma certeza, mas estamos trabalhando para que fique nesses valores ao cidadão”, explicou ele.