APÓS DOIS ANOS: Unir deve voltar com aulas presenciais a partir de abril

Os protocolos de saúde, como uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento e outros serão obrigatórios

APÓS DOIS ANOS: Unir deve voltar com aulas presenciais a partir de abril

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Universidade Federal de Rondônia (Unir), pode voltar com as aulas presenciais a partir de abril. Uma reunião do Conselho Acadêmico da Instituição, que acontece nesta quarta-feira (23), discute a aprovação do retorno de forma efetiva.
 
De acordo com assessoria de comunicação da Unir, a decisão acontece em duas instâncias. Em reunião, foi apresentado o projeto de retorno do ensino presencial à Câmara de Graduação da instituição. O plano foi aprovado.
 
Agora, a decisão final está com o Conselho Superior Acadêmico (CONSEA), que analisa toda a situação.
 
Plano de segurança
 
O projeto de retorno presencial conta com um Plano de Biossegurança, onde, a cada semana, a universidade fará uma atualização dos dados epidemiológicos de cada regional de saúde, onde se localizam os campi da Unir.
 
Essa revisão dos dados da covid-19, determinará a porcentagem de alunos que voltam para a sala de aula naquele momento. Na tabela abaixa, a Unir explica como vão funcionar essas fases.
 
 
Na prática, haverá momentos em que, em determinado campi, apenas 40% dos alunos voltarão para a sala de aula, já no outro, o ensino continuará 100% presencial. É uma variação que caminha de acordo com os números da pandemia.
 
Então, o retorno parcial ou total acontecerá de acordo com as determinações do Plano de Biossegurança, que engloba um mínimo de vacinação completa ou com a 1ª dose, óbitos semanais a cada 100 mil habitantes, casos semanais por 100 mil habitantes e média de internação a cada 100 mil habitantes em Rondônia.
 
Depois de dois anos
 
Se aprovado o projeto de retorno presencial, os acadêmicos voltam a universidade a partir de 22 de abril, dois anos depois de paralisarem as atividades devido a covid-19. A Unir aderiu ao ensino remoto em março de 2020.
 
A universidade não discutiu ainda sobre a exigência do passaporte da vacinação para os acadêmicos e servidores. No entanto, os protocolos de saúde, como uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento e outros serão obrigatórios.
 
A Unir tem campi em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médice, Rolim de Moura e Vilhena. Todos eles devem voltar ao presencial.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você acha que será a gestão de Léo Moraes com uma Câmara de Vereadores de ‘oposição’?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS