PERIGO: Rondônia tem 11 mortes e 12 pessoas internadas na UTI pela influenza

Uma mulher de 31 anos está em estado grave, com “flurona”, dupla infecção por influenza e Covid; Ela não se vacinou contra as doenças

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No final da tarde da terça-feira (04), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) repassou ao Rondoniaovivo, um boletim sobre a situação da gripe (influenza H3N2) no estado.
 
A situação é considerada preocupante, já que até o momento já morreram 11 pessoas, sendo 3 mulheres, 6 homens adultos e duas crianças: uma menina de 4 anos de idade e um menino de 2 anos (ambos de Porto Velho).
 
No total há 23 pessoas internadas com a doença, sendo 12 em estado grave em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). São 4 homens, 6 mulheres, uma adolescente de 14 anos e uma menina de 6 anos de idade.
 
Entre as 6 mulheres internadas há uma de 31 anos, que é o primeiro caso confirmado da “Flurona” em Rondônia, conforme divulgado na terça-feira (04) pelo Rondoniaovivo, onde a pessoa é infectada pelos vírus da influenza e Covid-19 ao mesmo tempo
 
Ainda segundo a Sesau, a paciente está intubada, com infecções causadas pelas duas doenças. “Ela não tinha se vacinado nem para a influenza nem para a Covid”, disse o titular do órgão, Fernando Máximo.
 
O representante da Sesau ainda pede que as pessoas continuem se vacinando contra a gripe e o coronavírus, além do uso das máscaras, evitar as aglomerações e a limpeza das mãos com álcool em gel.
 
Detalhes
 
 
A dupla infecção começou a ser chamada de “flurona”, que é uma mistura das palavras “flu” (gripe em inglês), com parte da palavra “coronavírus”.
 
A paciente está internada no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho.
 
A “flurona” acontece quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo.
 
A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença, como febre alta, tosse, dor de garganta, coriza e congestão nasal.
 
Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do 7° dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS