Uma mulher, de 31 anos idade, é o primeiro caso de pessoa infectada em Rondônia por gripe (influenza H3N2) e Covid-19 ao mesmo tempo.
Quem confirmou a informação ao
Rondoniaovivo foi a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), que ainda divulgou que a mulher é de Porto Velho, mas não se sabe se ela se infectou com ambas as doenças na cidade ou em outro estado/país.
A dupla infecção começou a ser chamada de “flurona”, que é uma mistura das palavras “flu” (gripe em inglês), com parte da palavra “coronavírus”.
A paciente está internada no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho, mas a Sesau não informou qual o estado de saúde dela.
Sintomas
A “flurona” acontece quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo.
A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença, como febre alta, tosse, dor de garganta, coriza e congestão nasal.
Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do 7° dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória. Os sintomas mais comuns da Covid são dor na garganta, dores no corpo, congestão nasal, dores estomacais e diarreia.