Nos meses de agosto e setembro, o tempo fica seco, quente e muda em várias regiões do Brasil. As temperaturas costumam variar entre 34 e 36 graus diariamente, podendo chegar até em 39º.
Esse período de tempo seco, acontece por que as pancadas de chuvas são menos frequentes. Altas temperaturas e a baixa umidade do ar são registradas, agravando assim, os efeitos da poluição.
Em Porto Velho (RO), ao longo do dia, a luz do sol é tão forte quanto o calor. É nessa época que cresce a necessidade da população de procurar se refrescar para enfrentar o tempo seco.
RISCOS
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), no organismo acontece o ressecamento das vias aéreas, o que pode levar ao aparecimento de doenças alérgicas, bronquite, gripes, asma e resfriados.
Dermatite Atópica
Para aliviar os sintomas provocados por esse tempo, se faz necessário, adotar alguns cuidados, em especial, se manter sempre bem hidratado.
Procurada também pela reportagem, a médica Lidiane Cavalcante, destacou algumas dicas que podem ser seguidas durante esse período. "Mantenha-se hidratado, use bastante soro fisiológico nas narinas, evite exposição solar e deixe sempre uma toalha úmida no quarto", aconselhou ela.
É importante lembrar que o tempo seco também aumenta a probabilidade de desidratação, irritando os olhos e garganta, além de ressecamento da pele e surgimento de dermatites, que são irritações da pele. Então, água deve estar sempre próxima.