Aos 60 anos, Enéas Rômulo Dalton Di Franco de Araújo ou simplesmente Dalton Di Franco, se orgulha da sua trajetória. O filho do casal humilde Enéas e Nazaré, que é pai da Paula Andreia, Vanessa, Pamela, Rômulo e Giovanna, e casado atualmente com a Doutora Maria Graceneide, tem um passado e um presente recheados de sucesso.
Hoje, conta sorrindo que nasceu no Seringal Recreio, na cidade de Ariquemes. Embora poucos saibam, por muito tempo levou consigo o apelido de “Lourinho”, dado por sua amada genitora, que hoje o acompanha do céu. Sua performance na comunicação iniciou quando ainda era um menino, numa igreja evangélica Assembleia de Deus, que na época ficava na Avenida Alexandre Guimarães, no bairro Areal, comandada pelo Pastor Elias.
Para quem lembra do apresentador da Rede tv, não imagina que ele já atuou em inúmeras atividades, iniciando como vendedor de embalagens, picolezeiro, limpador de banheiro, cargos eletivos na política, como Deputado Estadual e Vice-Prefeito, e outros, além da atuação no mundo da comunicação. Em todas as experiências, sempre elogiado e respeitado por seus colegas de trabalho e pelos “patrões”. Ao longo da sua atuação na comunicação, teve o privilégio e a capacidade de entrevistar inúmeras personalidades, dentre eles o saudoso Governador Jorge Teixeira.
A vontade de ampliar os seus conhecimentos, fez com que o ariquemense aos 35 anos, concluísse o ensino médio. No ano de 2001 ingressou na UNIRON. Após 4 anos, em agosto de 2005, aos 45 anos,concluiu o curso de Administração com Habilitação em Marketing.
Ele gosta de citar que como acadêmico participou de vários eventos culturais e foi membro fundadordo DCE, o Diretório Central Acadêmico, e do jornal O Acadêmico, com o colega Fernão Leme. Na faculdade tornou-se um universitário muito conhecido por sua desenvoltura e pelas palestras que fazia, onde focava a importância do Marketing nas organizações.
O irreverente discente relata que na época criou a “turma B”, para competir com um grupo de colegas um grupo que se intitulava “turma A” da sala, onde as discussões ocorreram até o último dia de aula e depois ficaram amigos.
Como senão bastasse, também foi coordenador do primeiro debate já realizado por uma faculdade em Porto Velho com candidatos a prefeito da capital. O referido fato, com cobertura da imprensa, Foi realizado no dia 15 de setembro de 2004.
Em dezembro de 2005, mais uma conquista. Desta vez, concluiu o curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UNINTES, unidade de extensão da UNIRON na ocasião. O próximo desafio foi aceitar o convite para exercer a docência, embora jamais tenha pensado em atuar nesta profissão.
Aliás, durante a sua primeira graduação recebeu incentivos de vários professores. Um deles, Aparecido Scavassa, dizia que ele seria um bom professor. Sedento por desafios, aceitou e ministrou a mesma disciplina do seu incentivador: Marketing, desde 01º de agosto de 2006,conforme a testa sua carteira de trabalho.
O versátil comunicador ainda lecionou outras disciplinas, atuando em diversos cursos na UNIRON. Deixando um pouco a modéstia de lado, afirma que sempre dominou bem Fundamentos de Marketing, Administração Mercadológica I e II, Marketing de Relacionamento, Pesquisa de Marketing, Marketing de Varejo e Serviço e Administração de Materiais e Logística.
Hoje está aposentado da área da comunicação, e mesmo após o quarto AVC, continua trabalhando, desta vez na área do Direito, onde fez sua segunda graduação e advoga em causas criminais, trabalhistas, previdenciárias e cíveis. Quem o conhece, sabe da sua dinamicidade e profissionalismo e tem a certeza que ele não irá parar de atuar, seja em uma área ou em outra.
O filho da dona Nazaré, goza de tanto prestígio, que em seu último desafio, sugeriu o nome do sucessor, apostando no jovem talentoso John Silva, assim como já fez inúmeras vezes ao longo de sua jornada profissional, investindo em pessoas competentes. Só os privilegiados que convivem com o amigo Dalton, sabem das suas virtudes e do enorme coração que possui capaz de abrir mão de vantagens pessoais, para auxiliar pessoas necessitadas. Por onde passou, colecionou amigos, que ainda hoje, desfrutam da sua lealdade.
Sempre generoso, agradece a UNIRON, pois segundo ele, a graduação contribuiu para dar um upgrade no seu programa à época. Conforme menciona, “Foi tão bom que fiz inclusive minha Pós-Graduação na Instituição e tive o privilégio de atuar como Professor. Agradeço aos docentes e direção pelo apoio que sempre recebi. Da mesma forma, louvo a Deus e a minha família, que sempre me apoiaram, principalmente nas enfermidades que passei e contribuíram para que eu pudesse ser uma pessoa cada vez melhor”.