COVID-19: Porto Velho atinge a marca de 100 mil vacinados com a primeira dose

Até que as doses sejam aplicadas, servidores e voluntários cuidam com zelo de cada imunizante

COVID-19: Porto Velho atinge a marca de 100 mil vacinados com a primeira dose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Até chegar ao braço de cada pessoa imunizada, as vacinas contra a Covid-19 percorrem um trajeto marcado pelo cuidadoso zelo de profissionais de diversas áreas. Com os esforços de cada um destes servidores ou voluntários, a Prefeitura de Porto Velho atingiu a marca de 100 mil pessoas com a primeira dose aplicada. Somados aos atendidos com segunda dose, já são mais de 145 mil vacinas aplicadas.
 
Quando as vacinas chegam a Rondônia são armazenadas na rede de frios da Agevisa e, depois de divididas, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), são repassadas aos municípios. Em Porto Velho, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), é responsável pelo armazenamento, conservação e transporte das doses. Neste setor as vacinas Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac ficam armazenadas em refrigeradores científicos em temperaturas que oscilam entre 2 a 8 graus Celsius.
 
Antes de chegar aos locais de vacinação, na Faculdade Uniron e Universidade São Lucas, os procedimentos ficam sob responsabilidade da equipe de distribuição do almoxarifado da Semusa. A checagem da temperatura dos refrigeradores, das caixas térmicas e termômetros instalados nas caixas, são importantes para assegurar a eficácia dos imunizantes. Só após estes cuidados, as caixas são forradas com gelo químico para receber as doses.
 
Enfermeira Josenir Martins Noleto explica a preparação das dosesEnfermeira Josenir Martins Noleto explica a preparação das doses
 
Estes procedimentos são realizados até que as cargas com o imunizante cheguem aos pontos de vacinação e sejam aplicados na população.
 
As vacinas AstraZeneca e CoronaVac já chegam com doses prontas. A da Pfizer vem com um diluente que é misturado junto ao extrato do medicamento no momento da vacinação. "O preparo da Pfizer é feito antes da vacinação, é na hora", explica a técnica de enfermagem da Semusa, Josenir Martins Noleto.
 
Para que o ciclo vacinal seja completado com sucesso, é importante buscar a segunda dose na data certa. "Estamos felizes por conseguir dar andamento à vacinação da população", afirma a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini. "Mas é preciso que as pessoas baixem o aplicativo SASI e façam o cadastro”, recomenda a secretária.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS