Finalmente, depois de oito anos, os rondonienses e acreanos terão motivos para comemorar, pelo menos na questão econômica, que deve ganhar um novo impulso entre os dois estados. A ponte sobre o Rio Madeira, localizada na Região do Abunã, em Porto Velho, será inaugurada na próxima sexta-feira, 7.
E um fato curioso que veio junto com a construção da conexão é que ela é terceira maior do país. Essa obra é a terceira maior ponte rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), em método executivo de construção e em água doce. A ponte também é a primeira maior da BR-364. A informação foi confirmada pelo Superintendente do DNIT, André Santos.
Trabalhadores no acabamento final da ponte. | Foto: Governo de Rondônia
Com pouco mais de 1,5 KM, a ponte só perde para a ponte Anita Garibaldi, em Santa Catarina, com 2.830m e ponte sobre o Rio Paraná, em Mato Grosso do Sul, com 2.520m. A ponte do Madeira conta com 1.517m.
Demorou, mas saiu
Essa obra teve início em 2014. Ao longo dos anos, foram diversas previsões de inauguração. A primeira, era para ser inaugurada em 2017. Depois, adiou-se para 2018, em seguida, fim de 2019, e, depois, dezembro de 2020. Por fim, a nova previsão é para esta sexta-feira (7).
Segundo o DNIT, a empresa que está realizando o serviço, está na etapa final das obras. A construção da ponte foi avaliada em R$ 140 milhões, conforme o DNIT.
A inauguração terá a presença do ministro da Infraestrutura, Tarciso Gomes de Freitas, e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), além dos governadores de Rondônia e Acre.
O departamento estima mais de 2 mil veículos trafegando pela ponte diariamente, devido ao volume dos que passam pela balsa todos os dias.