CORONAVÍRUS: Sete mortes e 841 casos confirmados de covid-19 em 24 horas
Veja todos os números
16 de Janeiro de 2021 às 18:24
Prorrogou estado de calamidade pública por causa da pandemia de coronavírus
Foto: Divulgação
O magistrado manteve estado de calamidade e as medidas sanitárias decorrentes deste até que o governo federal ou a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmem que a pandemia da covid-19 acabou. Um pedido do partido Rede Sustentabilidade provocou a decisão do ministro do STF.
O Ministério da Economia não queria a prorrogação, tendo em vista que o estado de calamidade forçaria a prorrogação do auxílio emergencial. Hoje, mais cedo, enquanto caminhava na Praia Grande, no litoral de São Paulo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou mais uma vez que o auxílio emergencial não terá continuidade em 2021, segundo o Valor Econômico. Os governadores comemoraram, tendo em vista que estavam preocupados com o fim dos recursos para compra de equipamentos de saúde e vacinas.
Dispositivos
Entre os dispositivos cuja vigência foi mantida está o que obriga a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a conceder em 72h a autorização para importação e uso de insumos médicos, medicamentos e vacinas contra a covid-19 que já tenham sido registrados por ao menos uma das entidades reguladoras de Estados Unidos, Europa, Japão ou China.
Outras medidas dizem respeito a isolamento, quarentena, restrição à locomoção, uso de máscaras, exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação, investigação epidemiológica, tratamentos médicos específicos, requisição de bens e serviços, exumação, necrópsia, cremação e manejo de cadáveres (art. 3°, I, II, III, III-A, IV,V VI e VII da Lei 13.979/20).
Apesar de o artigo 8º da lei prever o término de sua vigência junto com o decreto legislativo de calamidade pública, em 31 de dezembro, Lewandowski decidiu dar interpretação conforme o artigo para garantir manter as medidas, evocando a proteção dos direitos constitucionais à vida e à saúde.
Para o ministro, a verdadeira intenção dos parlamentares foi manter as medidas “pelo tempo necessário à superação da fase mais crítica da pandemia”. E à época da edição da lei, em fevereiro, os congressistas não podiam “antever a surpreendente persistência e letalidade da doença”, afirmou o ministro.
Lewandowski frisou “que a pandemia, longe de ter arrefecido o seu ímpeto, na verdade dá mostras de encontrar-se em franco recrudescimento, aparentando estar progredindo, inclusive em razão do surgimento de novas cepas do vírus, possivelmente mais contagiosas.”
Ele destacou ainda o número da covid-19 no Brasil até 28 de dezembro, quando o país havia acumulado o registro de 7,5 milhões de infectados e mais de 192 mil óbitos.
“Por isso, a prudência – amparada nos princípios da prevenção e da precaução, que devem reger as decisões em matéria de saúde pública – aconselha que as medidas excepcionais abrigadas na Lei n° 13.979/2020 continuem, por enquanto, a integrar o arsenal das autoridades sanitárias para combater a pandemia”, concluiu.
A liminar de Lewandowski mantém parte da lei de enfrentamento à covid-19 ao menos até que os parlamentares revoguem formalmente os artigos com vigência prorrogada. Tramitam hoje no Congresso ao menos três projetos, dois no Senado e um na Câmara, que preveem o adiamento da vigência da lei, mas que ainda não têm previsão de serem votados.
O ministro submeteu a sua decisão liminar para referendo do plenário do Supremo. O tribunal, contudo, encontra-se em recesso e só retomará as sessões colegiadas em fevereiro.
Veja todos os números
16 de Janeiro de 2021 às 18:24
O rapaz saiu em busca de socorro e foi atendido na UPA. A acusada acabou presa por uma equipe da Polícia Militar
16 de Janeiro de 2021 às 15:53
Médicos se manifestaram a favor do isolamento
16 de Janeiro de 2021 às 12:11
O professor Tim Spector, epidemiologista do King's College London, publicou uma fotografia do sintoma no Twitter
16 de Janeiro de 2021 às 12:03
A medida veio em atendimento ao apelo do senador Marcos Rogério (DEM-RO)
16 de Janeiro de 2021 às 11:58
Exame será feito em computadores em lugares determinados pelo Inep em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Locais podem ser conferidos na Página do Participante
16 de Janeiro de 2021 às 11:41
O caso está sob competência das autoridades policiais
16 de Janeiro de 2021 às 11:33
Na pesquisa, publicada no site virological.org e ainda sem a revisão de outros especialistas, foram sequenciados os genomas do vírus presente em 31 amostras colhidas de pacientes infectados entre 15 e 23 de dezembro em Manaus
16 de Janeiro de 2021 às 11:30
Com a resolução, adotada em reunião extraordinária convocada às pressas, os produtos vindos do exterior ficam novamente isentos do pagamento do tributo a partir deste domingo, 17
16 de Janeiro de 2021 às 11:24
A 5ª e última fiscalização desta fase da operação está prevista para acontecer neste sábado (16)
16 de Janeiro de 2021 às 11:19
16 de Janeiro de 2021 às 11:13
"Não tem isso vislumbrado no nosso horizonte. Não há condições de fazer um fechamento total", afirmou.
16 de Janeiro de 2021 às 11:11
16 de Janeiro de 2021 às 11:08
De acordo com a AGU, o balanço da atuação engloba ações de candidatos e outras pessoas físicas desde novembro de 2020
16 de Janeiro de 2021 às 10:58
As ações terão apoio dos Procons, da Polícia Federal e Receita Federal
16 de Janeiro de 2021 às 10:49
Parte da droga (pedras de crack) foi encontrada enterrada em um terreno baldio. Perante os fatos, Luciano foi apresentado ao delegado de plantão. O usuár
16 de Janeiro de 2021 às 10:43
Provas aconteceriam nos dois próximos domingos, dias 17 e 24 de janeiro
16 de Janeiro de 2021 às 10:43
Pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou por telefone 135
16 de Janeiro de 2021 às 10:31
Essas medidas só valem para cidades que se enquadram na Fase 1 e 2 do Plano Todos por Rondônia
16 de Janeiro de 2021 às 10:14
Os policiais ainda foram no sítio do homem no quilômetro 22 da BR-319, mas nenhum ilícito foi achado no local. A ocorrência foi registrada na delegacia como tráfico de drogas.
16 de Janeiro de 2021 às 09:35
Entre em contato: Whatsapp e Telefone (69) 2141-9203, atendimento das 08:00 às 19:00
16 de Janeiro de 2021 às 09:21
O toque de recolher vale para as cidades que se enquadram na Fase 1 e 2 do Plano Todos por Rondônia
16 de Janeiro de 2021 às 09:17
Só no mês de janeiro, é a quinta vez que a capital amazonense bate recorde de enterros diários
16 de Janeiro de 2021 às 09:04
O show será transmitido pelas redes sociais da cantora; o show contará com a participação de Thiago Gama e do grupo “Um3dizenove”
16 de Janeiro de 2021 às 08:47
FERJ deve decidir nos próximos dias, mas as duas emissoras são consideradas as favoritas na disputa
16 de Janeiro de 2021 às 08:46
Revoltado com a descoberta de traição, ele foi tomar satisfação e partiu logo para a violência física com socos no rosto da esposa e não satisfeito ainda aplicou mordidas nela.
16 de Janeiro de 2021 às 08:46
Medida restringe a circulação do tuíte, entretanto ele continua disponível na rede social
16 de Janeiro de 2021 às 08:41
Aos policiais, ele contou que não sabe a motivação para o ataque a facada.
16 de Janeiro de 2021 às 08:29
16 de Janeiro de 2021 às 08:25
A banda rondoniense recebe a participação do conterrâneo Criston Lucas nos vocais
16 de Janeiro de 2021 às 08:19
Uma equipe da Polícia Militar foi chamada e registrou a ocorrência. A vítima não necessitou de atendimento médico apesar das lesões
16 de Janeiro de 2021 às 08:13
A população acionou uma guarnição da Polícia Militar, que fez buscas pela região
16 de Janeiro de 2021 às 07:53
15 de Janeiro de 2021 às 23:38
Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (15).
15 de Janeiro de 2021 às 23:08
Veja os números gerais
15 de Janeiro de 2021 às 18:19