BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

RECONHECIMENTO: Nacc presta homenagem à equipe da oncopediatria do HB

Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio que, por 13 anos consecutivos, foi responsável pelo atendimento às crianças com câncer no Estado de Rondônia, agora transferidas para o Hospital do Amor, na BR 364

Rondoniaovivo

30 de Outubro de 2018 às 15:20

Foto: Divulgação

Com um perfeito “Jantar Árabe” a caráter, o espaço Casablanca Cerimonial e Eventos foi palco, na última sexta feira, 26/10, de uma merecida homenagem à equipe de profissionais da Oncologia Pediátrica do Hospital de Base de Porto Velho – os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio que, por 13 anos consecutivos, foi responsável pelo atendimento às crianças com câncer no Estado de Rondônia, agora transferidas para o Hospital do Amor, na BR 364.

 

Criado e implantado em 2005 pelo então “apenas” pediatra Robinson Cardoso Machado Yalusan, que buscou sua especialização em Oncologia Pediátrica, à época, especialmente para atender à demanda por este serviço, até então inexistente no Estado, a história da Coordenação de Oncopediatria do HB se confunde com a história de vida de seus personagens, a começar pela história do doutor Robinson Machado, seu coordenador até setembro deste ano – e primeiro presidente do NACC.

 

ENTENDA A HISTÓRIA DA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA EM RONDÔNIA

 

Até 2005, quando a Oncopediatria do HB foi criada, o atendimento a crianças com câncer era feito, ainda sem a infraestrutura necessária e, portanto, com grandes dificuldades, em outros setores do hospital, o que sem dúvida não era tecnicamente recomendável, devido ao nível de complexidade técnica exigido pelo tratamento.

 

A partir da criação da Coordenadoria, – e do consequente aporte de recursos pela Fundação Banco do Brasil para compra de equipamentos – sob o comando do doutor Robinson, nomeado seu coordenador, o setor veio se estruturando, passando a atender a demanda não só de Rondônia mas de outros Estados e alguns países vizinhos, como a Bolívia.

 

Em 2018, com o início das operações do Hospital do Amor, gerido pelo Hospital do Câncer de Barretos, uma referência na área, a Oncopediatria do HB foi desativada, sendo seus pacientes transferidos para aquela unidade hospitalar.   

 

A FESTA NO CASABLANCA

 

Um jantar árabe a caráter, com buffet  típico e direito inclusive à dança do ventre da professora Cristina Pontes, foi o que se viu nesta merecida homenagem aos abnegados profissionais do HB  nessa noite – eles que por treze anos lutaram incansavelmente pela VIDA....

 

Recepcionados pelo presidente do NACC, e empresário e empreendedor social Sidnei Matos, os cerca de duzentos convidados foram brindados com uma programação estudada em seus mínimos detalhes, desde até a escolha dos pratos típicos mais expressivos da cozinha árabe até a deliciosa água “saborizada” e os sucos regionais servidos aos convidados.

 

Prestigiado por autoridades principalmente do Poder Judiciário –  um dos grandes parceiros do NACC – além de expressivas personalidades da mídia e do mundo político e social do Estado, o jantar foi um absoluto sucesso, digno do sucesso humano e profissional da equipe da Oncopediatria do HB – os homenageados da noite, a quem foi entregue, pelos presidente do NACC, individualmente, um “Certificado de Agradecimento”.

 

Doutor Robinson Machado, ex-coordenador da Oncopediatria do HB e primeiro presidente do NACC, ladeado pelo atual presidente, Sidnei Matos, e pelo publicitário Jari Moraes, da Agência NDA, um dos seus mais dedicados colaboradores

 

As pioneiras da Oncopediatria e do NACC, dona Abadia e Enfermeira Andreia Menezes, tenda ao lado a mãe e a irmã

 

Presidente do NACC, Sidnei Matos, ladeado pelo desembargador Isaías Fonseca de Moraes, o ex-diretor geral do DETRAN/RO, Dr. José de Albuquerque Cavalcante e esposa, professora Plantina Albuquerque.

 

Acesse as fotos do evento pelo link

 

https://drive.google.com/open?id=1BCWQQ7T4bu0-nHOsKEUpBWZ636gVMQPM

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS