Falha mecânica é a quarta principal causa de acidentes no Brasil.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma seta que não funciona pode ocasionar uma colisão lateral. As luzes de freios que não ligam, podem ocasionar uma colisão traseira. O limpador de para-brisas inoperante, ou com palhetas velhas, diminui a visibilidade o que pode causar acidentes.
Esses três itens são alguns dos que compõe os sistemas de segurança e iluminação dos veículos e estão incluídos nas falhas mecânicas, que é a quarta principal causa de acidentes nas rodovias brasileiras e, quando se trata de acidentes de trânsito dentro das cidades, pode estar ainda mais relacionada com as ocorrências.
Em 2017, 47 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil. 400 mil pessoas ficaram com algum tipo de sequela. 56 Bilhões de Reais foram gastos para custear indenizações e tratamentos de saúde das vítimas de trânsito no ano passado em todo o país.
Prudência ainda é a melhor prevenção contra os acidentes nas estradas e perpassa pela manutenção do veículo.
Essa preocupação tem pautado as atividades da Associação das empresas vistoriadoras de veículos em Rondônia (Assovis-RO), especialmente nesse período que antecede às férias de fim de ano.
Os itens mencionados acima, compõe a principal causa de reprovação de veículos vistoriados no estado.
Nos três primeiros trimestres desse ano, cerca de 20 mil veículos foram reprovados em vistorias, cerca de 10% do total.
Embora o proprietário do veículo tenha 60 dias para adequar o carro à legislação e refazer a vistoria, sem pagar nova taxa, o dado é preocupante, pois revela que a segurança ainda não é a grande preocupação dos motoristas.
“Um pneu careca derrapa durante a frenagem, o que pode levar à colisão. Em caso de o motorista estiver na estrada, em alta velocidade, o pneu velho pode estourar e levar ao capotamento do veículo, o que é potencialmente fatal”. Alerta o especialista em vistorias veiculares, Cleber Teixeira, consultor de legislação de trânsito da Assovis-RO.
A entidade tem intensificado as campanhas de conscientização dos proprietários, no sentido de alertar para a importância de manter os veículos com a manutenção em dia, não apenas para cumprir a legislação, mas como forma de priorizar a vida.
“No dia-a-dia, ou nas férias que se aproximam, é imprescindível ficar atento ao funcionamento dos freios, amortecedores, luzes, óleo, pneus, documentos e equipamentos obrigatórios. O veículo deve estar em perfeito estado, a fim de garantir uma viagem tranquila”, conclui Cleber Teixeira, que tem em seu currículo, 20 anos de experiência como instrutor de vistoriadores, com atuação em cinco estados da federação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!