São duas as mortes confirmadas pela doença no Estado.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), divulgou o segundo caso de óbito por sarampo, no Amazonas. Trata-se de uma criança de 7 meses, do município de Autazes, que deu entrada no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, em Manaus, apresentando quadro de subnutrição e agravamento da doença e foi a óbito no dia 12 de julho.
São duas as mortes confirmadas pela doença no Estado. A outra foi de uma criança, também de sete meses, moradora de Manaus, que veio a óbito no dia 28 de junho. Segundo o 21º Boletim Epidemiológico do Surto de Sarampo no Amazonas, divulgado nesta terça-feira (14/08) pela FVS, o Amazonas tem 6.881 casos notificados da doença, em 38 municípios.
A capital amazonense segue com 5.693 casos notificados, Manacapuru com 800, Itacoatiara com 77, Iranduba com 42, Rio Preto da Eva com 39, Parintins 36, Manaquiri e Coari com 27 cada, Presidente Figueiredo com 23 e Autazes com 16. Destes, foram confirmados 910 casos, sendo 723 em Manaus e 187 em Manacapuru. Seguem em investigação 5.630 casos no Estado. O caso de Autazes ainda não consta no Boletim como confirmado, pois aguarda o resultado dos exames de laboratório de referência nacional.
O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque foi, nesta terça-feira, a Autazes, distante 113 quilômetros em linha reta de Manaus, onde reuniu-se com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e com técnicos de vigilância local, além de um encontro com representantes de diversas instituições governamentais e da sociedade. As reuniões são para falar sobre as medidas de prevenção e a necessidade de uma grande mobilização em torno da imunização das crianças, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, que está em curso.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!