Os pacientes com sintomas podem ter: verrugas visíveis na área genital e tumores no cérvix e vagina que são freqüentemente visíveis), HIV (AIDS) (algumas pessoas com o vírus HIV não apresentam sintomas dessa DST por 10 anos ou mais.
Foto: Assessoria Astir
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O médico ginecologista e obstetra, A. Brasil explica que DSTs são doenças sexualmente transmissíveis como sífilis (doença infecciosa que evolui lentamente em três estágios, geralmente. transmitida por contato sexual e mais raramente por contaminação fetoplacentária, causada pela bactéria Treponema pallidum e caracterizada por lesões da pele e mucosas), tricomoníase (Muitas pessoas com tricomoníase são assintomáticas.
Médico ginecologista e obstetra Dr. Brasil A.
(Os sintomas geralmente aparecem de 5 a 28 dias depois da exposição e podem incluir: Corrimento vaginal amarelado, esverdeado ou cinza com odor forte, desconforto durante o sexo e ao urinar, coceira ou desconforto na área genital), HPV
(Algumas pessoas com HPV não apresentam sintomas.
Os pacientes com sintomas podem ter: verrugas visíveis na área genital e tumores no cérvix e vagina que são freqüentemente visíveis), HIV (AIDS) (algumas pessoas com o vírus HIV não apresentam sintomas dessa DST por 10 anos ou mais. Em torno da metade das pessoas com HIV tem sintomas semelhantes aos da gripe pode 3 a 6 semanas depois de ser infectadas (Os sintomas da AIDS podem incluir: Febre e sudorese noturna, sensação de cansaço, Perda de peso rápido,dor de cabeça, l, diarréia e vômito, feridas nos genitais, anus e boca, tosse, pele com feridas, perda de memória de curto prazo), Clamídia: (
A maioria das pessoas com clamídia não apresenta sintomas, queles com sintomas podem ter: corrimento vaginal anormal, queimação ao urinar e sangramento fora da época da menstruação; Infecções não tratadas, mesmo sem sintomas, podem ocasionar: dor no abdômen inferior, dor lombar, náusea, febre e dor durante a relação sexual), entre outras. O médico alerta para o uso da camisinha além de prevenção é segurança para os parceiros.
As doenças sexualmente transmissíveis são aquelas doenças transmitidas, principalmente, pelo contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa infectada. Também são conhecidas como doenças venéreas, termo que antigamente era utilizado em referência à deusa grega do amor, Vênus.
A transmissão de DSTs pode ocorrer também através de transfusões sanguíneas, quando o doador está contaminado; através da mãe para o feto, durante o parto ou durante a gravidez; pelo uso de agulhas de seringas contaminadas e, em alguns casos, pelo contato com outras partes do corpo de uma pessoa infectada, quando há ferimentos com secreções.
Muitas DSTs são assintomáticas, o que agrava o quadro dos portadores, já que o tratamento demorará a ser iniciado. Mas, no geral, elas se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas possuem tratamento simples e rápido, especialmente se detectadas no início. Contudo, outras têm tratamento mais difícil e mais demorado. Algumas permanecem na pessoa por muito tempo sem se manifestar, aparecendo apenas em momentos em que há queda na imunidade do portador. Deixar de tratar essas doenças pode, além de agravar a infecção, ocasionar outras doenças como o câncer e até levar à morte, disse o médico.
PRÉ-NATAL
O médico especialista em ginecologia e obstetrícia diz que o pré-natal é o acompanhamento médico que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. Durante toda a gravidez são realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança.
É importante que as futuras mamães comecem a fazer seu pré-natal assim que tiverem a gravidez confirmada, ou antes, de completarem três meses de gestação. Alguns exames feitos durante o pré-natal são importantes para detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero. Durante o pré-natal, as gestantes também recebem orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a seriedade de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. É importante que se faça o monitoramento do peso da mãe, para que ela não ganhe peso além do necessário, o que pode trazer alguns problemas. No pré-natal é respeitável que a gestante faça a reposição de vitaminas, sendo o ácido fólico recomendado nas primeiras semanas de gravidez, pois ele ajuda a prevenir as malformações, finalizou o médico.
ALERTA: O médico orienta para não tomar medicamentos sem receituário médico, sobras de medicamentos, chás caseiros, antibióticos, entre outros, pois pode ser prejudicial a sua saúde. As grávidas e mães amamentando NÃO devem tomar qualquer remédio sem receita, pode colocar em risco a saúde do bebê e também da mamãe, alertou o médico.
O diretor executivo da Astir, CB Alan Mota informa as associados que os médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia, Drs. Lora Neto, Brasil A., Maria Riva e Faiane de Sá atendem no ambulatório da Astir às segundas, quartas e quintas-feiras por agendamento. Em caso de urgência ou emergência a paciente deve ser encaminhada ao Serviço de Pronto Atendimento, 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem, Hospital Tiradentes e outros conveniados os quais poderão receber as pacientes de acordo com o encaminhamento do médico do SPA, finalizou Alan.
Texto: Jornalista Wilson Souza e fontes
Fontes: Médico A. Brasil/ CB PM Alan Mota/ brasilescola.uol.com.br/biologia/pre-natal.htm/http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/conteudo/doencas-sexualmente-transmissiveis-dsts.htm/http://www.copacabanarunners.net/dsts-sintomas.html
Formatação e publicação: Stanley Monteiro - Website
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!