Unir e Ifro recebem ícones do pensamento pedagógico brasileiro

Dermeval Saviani (UNICAMP), José Luís Sanfelice (UNICAMP) e Newton Duarte (UNESP) realizarão Conferências na I Jornada do HISTEDBR-RO

Unir e Ifro recebem ícones do pensamento pedagógico brasileiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acontece na próxima semana, de 11 a 13 de outubro, no Auditório do IFRO – Campus Calama, em Porto Velho, a I Jornada do HISTEDBR-RO, uma realização da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-RO), em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com a temática “Educação e Marxismo – 100 anos da Revolução Russa”, a proposta do evento é discutir a influência da Revolução Russa em processos posteriores, incluindo as propostas educacionais.
 
De acordo com os organizadores do evento, a Revolução de 1917 inspirou inúmeros outros processos revolucionários e a educação socialista fundamentada no marxismo inspirou a principal teoria pedagógica do Brasil: a Pedagogia Histórico-Crítica, formulada por Dermeval Saviani (UNICAMP), que será um dos palestrantes convidados do evento, além dos professores José Luís Sanfelice (UNICAMP) e Newton Duarte (UNESP), entre outros pesquisadores.
 
Na programação da Jornada está prevista para a noite do dia 11 uma Mesa de Debate sobre os 100 anos da Revolução Russa, com os professores Marco Antônio de Oliveira Gomes (UEM), Márcio Marinho Martins (IFRO) e Flávio Leite Costa (IFRO). E na tarde do dia 12 também é esperada a participação de movimentos sociais do campo, movimento estudantil, movimento indígena e movimento operário. A programação completa está disponível no site do evento: www.jornadahistedbr.unir.br.
 
Segundo os organizadores, a I Jornada do HISTEDBR-RO já está com quase 800 inscritos, sendo que mais de 120 são para apresentações de trabalhos. Dessa forma, o evento “já cumpriu o seu papel de debater e difundir as contribuições do pensamento marxista no Brasil atual”, afirmou o professor Márcio Martins, do IFRO.
 
A coordenadora-geral do evento, professora doutora Marilsa Miranda de Souza (UNIR), considera exitoso o fato de “reunir em único evento três grandes intelectuais do pensamento pedagógico brasileiro. É uma oportunidade única e que atrairá pesquisadores, docentes e estudantes dos Estados de Rondônia, do Acre e do Amazonas”.
As inscrições para ouvintes encerram hoje, 5 de outubro, e podem ser feitas neste link.

II Jornada do HISTEDBR-RO (2018)
 
A comissão organizadora já definiu a temática da II Jornada do HISTEDBR-RO para 2018: Os cem anos de Córdoba – atualidade das lutas de resistência em defesa do ensino público e científico. Segundo os pesquisadores, as mobilizações em Córdoba, na Argentina, em 1918, espalharam-se rapidamente por toda a América Latina e contribuíram para edificar a concepção de universidades que conhecemos nos dias de hoje: coparticipação dos estudantes na estrutura administrativa; ensino laico, participação livre nas aulas; periodicidade definida e professorado livre das cátedras; caráter público das sessões e instâncias administrativas; extensão da universidade para além dos seus limites e difusão da cultura universitária; assistência social aos estudantes; autonomia universitária; universidade aberta ao povo.
 
“Consideramos pertinente esta temática, uma vez que a universidade pública na América Latina está sob ataque de setores anticientíficos e privatistas”, conclui Marilsa Miranda.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS