A cerimônia de abertura teve apresentação cultural do Boi Bumbá Corre Campo.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A luta do Sintero em defesa dos trabalhadores em educação e do ensino público foi destacada nos discursos de abertura do Encontro Latino-Americano de Educação, que acontece em Porto Velho nesta sexta-feira, 29, e sábado, 30.
O evento, que tem como tema principal “Educação Pública: Democracia e Resistência”, é realizado pelo Sintero em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL).
Foram convidados representantes de universidades e organizações sindicais dos países latinos, como México, Paraguai, Uruguai, Argentina e Costa Rica, além do ministro da Educação boliviano.
A cerimônia de abertura teve apresentação cultural do Boi Bumbá Corre Campo.
Em seu discurso de abertura, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, deu as boas vindas às delegações das 11 Regionais, aos convidados e aos palestrantes internacionais.
A Secretária Geral do Sintero, Fátima Silva, destacou que Rondônia foi escolhida para sediar o evento devido à força e ao respaldo que o Sintero tem na luta sindical no âmbito nacional. “A luta do Sintero é reconhecida em todo o país. É um exemplo de defesa dos trabalhadores. É uma demonstração de como o verdadeiro sindicalismo deve atuar”, disse.
Compuseram a mesa principal, além do presidente do Sintero, o presidente da CNTE, Heleno Araújo Filho; o presidente da CUT/Rondônia, Nereu Klosinski; o coordenador de programa do Ministério da Educação da Bolívia, Armando Terrazaz Calderón; a Secretária Geral da CNTE, Fátima Silva; o Secretário de Relações Internacionais da CNTE, Roberto Franklin de Leão; e Combertty Rodrigues, Coordenador Geral da Internacional da Educação para a América Latina – IEAL.
O evento conta com tradução simultânea para facilitar a compreensão por parte das delegações e tem a seguinte programação:
O primeiro painel teve início logo após a cerimônia de abertura, quando foi debatida a “Conjuntura política internacional e educacional frente aos ataques do capital financeiro ao direito à educação pública gratuita”, tendo como palestrantes o professor Heleno Araújo Filho, presidente da CNTE, e Ramon Cujui, membro da coordenação da Frente Brasil Popular (FBP).
Ainda nesta sexta-feira, no período vespertino, o coordenador nacional do Programa de Formação Complementar (Profocom) para Atores do Sistema Educativo Plurinacional do Ministério da Educação da Bolívia, Armando Terrazaz Calderón, vai apresentar o modelo implantado em seu país, responsável pela erradicação do analfabetismo, dentre outras mudanças.
Amanhã, sábado, 30, os painéis continuam com os convidados internacionais, sobre a realidade educacional de seus países e os desafios da política de valorização dos educadores e educadoras e da construção de uma educação libertadora.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!