O serviço de fonoaudiologia foi o mais procurado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mais de 12.963 ribeirinhos pertencentes as comunidades Deolinda, Barranquilha, Sotério, Baía das Onças, Ricardo Franco e o distrito de Surpresa, na região de Guajará-Mirim foram atendidos na sétima viagem da Unidade de Saúde Fluvial Walter Bártolo, o Barco Hospital, que aconteceu no período de 18 de Agosto a 1º de Setembro.
Além dos serviços de consulta e orientação médica, foram realizados também retificações de registro civil, justificações de união estável, reconhecimento de paternidade, registro de nascimento tardio. E ainda ação de execução de alimentos, investigação de paternidade, dissolução de união estável, adoção unilateral, atendimento de violência contra a mulher e doméstica com encaminhamento ao Juízo, entre outros.
Fonaudiologia
O serviço de fonoaudiologia foi o mais procurado, chegando ao total de 1.879 atendimentos. Foram realizadas 944 meatoscopias (exame visual direto do canal auditivo externo e do tímpano efetuado com a ajuda de instrumentos específicos) e 910 emissões otoacústicas (pesquisa de integridade auditiva em bebês, das condições de funcionamento da orelha interna e em paciente com queixas relacionadas à audição). No total, 92 pacientes foram encaminhados para acompanhamento específico.
Segundo Alessandra Maria Costa Conceição, coordenadora das ações no barco, vinculado à Secretaria de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), os problemas de audição, se atribuem ao fato de que essas pessoas tomam banho no rio e não higienizam, nem secam os ouvidos corretamente.
O Barco Hospital completou um ano de atividades no dia 16 de Agosto e a previsão é que a oitava viagem do barco ocorra entre o final de novembro e o início de dezembro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!