Acredita-se que um total de sete planetas de tamanho semelhante ao da Terra orbite a estrela Trappist-1
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O telescópio Hubble encontrou sinais de água em três dos exoplanetas a orbitar a estrela Trappist-1, a apenas 40 anos-luz de distância do nosso Sol. Segundo o jornal The Mirror, três exoplanetas do tamanho da Terra noutro sistema solar têm provalvelmente “susbtanciais” quantidades de água.
Cada uma das órbitas do planeta na “zona habitável” da estrela, o corredor estreito, onde as temperaturas são suaves o suficiente para permitir que corpos de água superficial como lagos e oceanos sobrevivam. Acredita-se que um total de sete planetas de tamanho semelhante ao da Terra orbite a estrela Trappist-1.
O Dr Amaury Triaud, membro da equipe internacional da Universidade de Birmingham, disse que “as observações do Hubble são de grande importância. Nos informam sobre o ambiente irradiador dos planetas em Gigantesco buraco negro foi descoberto no coração da Via Láctea volta da Trappist-1, e principalmente se podem permanecer habitáveis durante milhões de anos, como a Terra”.
“No entanto, algumas das conclusões sobre a habitabilidade dos sete planetas de Trappist-1 são atenuadas pelo nosso conhecimento difuso sobre as massas dos planetas. Obtemos observações cruciais, capazes de refinar as massas planetárias, enquanto escrevemos”.
A radiação ultravioleta de uma estrela pode fazer com que os planetas sequem através de um processo chamado desassociação que faz com que as moléculas de água se separem.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!