Esperanto, é tema do painel que se realizará nesta sexta-feira, 1º de setembro, no auditório da Unir (Centro)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O idioma internacional Esperanto, cujo movimento de difusão conta hoje com dez milhões de pessoas em todo o mundo, é tema do painel que se realizará nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 17h00, no auditório da Unir (Centro). O evento constará de três abordagens – linguística, sociológica e jurídica – e é aberto a todos os interessados.
Com o tema “O que é o Esperanto”, a abordagem linguística será feita com a apresentação de material produzido pelo professor Herbert Andreas Welker, alemão radicado no Brasil, mestre em Linguística pela Universidade de Brasília, doutor em Linguística pela Universidade de Saarlandes (Alemanha).
A abordagem sociológica será feita pelo sociólogo e produtor editorial Abel Sidney de Souza, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Administração pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia, que discorrerá sobre “O Esperanto, uma língua viva”.
Enecerrando a programação, o professor Marcus Vinícius Rivoiro, docente do Departamento de Ciências Jurídicas da UNIR, mestre em Direito pela Universidade de Marilha e doutor em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, abordará o tema “O Esperanto como língua do direito internacional”.
O evento é aberto a todas as pessoas interessadas e vem contribuir para difusão da língua internacional em Rondônia. Nesse encontro, deverá ser proposta a formação de um grupo interdisciplinar, com vistas à estruturação do movimento esperantista e à difusão de ações, como o Pasporta Servo, que é um sistema internacional de hospedagem gratuita, mantido por esperantistas dos cinco continentes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!