Sedam inicia operação contra queimadas urbanas e rurais

Fiscalização com aplicação de multas iniciou nesta semana e vai até o fim de setembro. Vistorias serão realizadas nas zonas urbana e rural e também na Bolívia

Sedam inicia operação contra queimadas urbanas e rurais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) iniciou na tarde da última segunda-feira (21) uma operação contra a prática de queimadas em vários bairros de Guajará-Mirim, cidade localizada a aproximadamente 330 quilômetros de Porto Velho. As fiscalizações serão realizadas diariamente até o final do mês de setembro nas zonas urbana e rural e também em Nova Mamoré e distritos da região.

No primeiro dia de operação, vários focos de queimadas foram identificados, mas nenhum infrator foi preso. Os proprietários dos terrenos foram questionados e receberam uma notificação sobre a prática de queimada de lixo e acúmulo de entulhos na frente das residências. À medida que os focos iam sendo identificados, eram imediatamente apagados pelos servidores e bombeiros.

O site acompanhou os órgãos durante as fiscalizações e entrevistou o coordenador regional da Sedam no município, Alexandre Bouez. Ele declarou que desde a última semana, o órgão está fazendo o trabalho de conscientização ambiental nas escolas municipais e estaduais como forma de prevenção contra as queimadas urbanas e rurais em Guajará-Mirim e em Nova Mamoré.

“Demos início a um trabalho de fiscalização. As queimadas são consideradas um crime ambiental e são passivas de autuação. Se conseguirmos identificar o infrator, este será penalizado conforme a Lei dos Crimes Ambientais 9.605/98. Isso é uma questão que a própria população tem que começar a evitar. Guajará é a sétima cidade com maior número de queimadas no estado e Nova Mamoré é a segunda, perdendo apenas para Porto Velho, estamos trabalhando para mudar essa realidade”, disse Bouez.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS