Laerte Gomes se reúne com empresários do setor frigorifico no interior

Em no máximo 40 dias, Rondônia estará aderindo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)

Laerte Gomes se reúne com empresários do setor frigorifico no interior

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado estadual Laerte Gomes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, acompanhado da diretora técnica Caroline Cadamuro da IDARON, articulou uma reunião na manhã desta quarta-feira (26), no auditório da Matsuda em Ji-Paraná, com representantes de indústrias de médio porte do setor frigorífico e de laticínios, para informá-los já foi aprovada na Assembleia Legislativa a Lei Complementar nº 948, de 4 de julho, criando a Gerência de Inspeção de produtos e subprodutos de Origem Animal – GIPOA no âmbito da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON.

Laerte afirmou que a criação do Sistema de Inspeção próprio do Estado de avaliação e certificação de produtos e subprodutos de origem animal, é mais um legado do atual governo, e vai aumentar a capacidade de abate das empresas frigorificas agregar valor ao produto final que poderá ser livremente comercializado fora de Rondônia. “O SISBI-POA vai permitir que as indústrias de pequeno e médio porte e as agroindústrias consigam ampliar sua produção porque estarão habilitadas para vender para fora, gerando mais empregos, renda e competitividade dos produtos oriundos dessas indústrias, e das agroindústrias, que não fazem parte do cartel de grandes frigoríficos”, argumentou o deputado Laerte.

Em no máximo 40 dias, Rondônia estará aderindo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), vinculado ao Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), que vai permitir ao Estado por meio do sistema de Inspeção Estadual (SIE) avaliar a qualidade, a inocuidade e a segurança alimentar dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura (MAPA).

O empresário Ítalo Amaral, do Frigorífico Peso do Boi, localizado em São Francisco do Guaporé, presente à reunião elogiou o esforço do governo e da Assembleia Legislativa em assegurar essa legislação, e disse que com a GIPOA-POA a sua indústria poderá triplicar a capacidade de produção “Isso vai fomentar demais tanto o Estado quanto à indústria, e vai aumentar o fluxo de abate. Nossa empresa abate entre 65 e 70 animais por dia. Com o SISBI-POA, poderemos abater até 250 bovinos por dia”, compara. 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON), Edson Afonso, também presente ao encontro, destacou a importância dessa ação do governo de criar o serviço de inspeção que assegura a habilitação da pequena indústria que poderá vender para outros estados produtos diferenciados de Rondônia livre da concorrência dos carteis privilegiados pela burocracia que proporciona o crime econômico. 

Anselmo de Jesus, presidente da IDARON, elencou para os empresários os pontos positivos da inclusão do serviço de inspeção que vai permitir um volume maior de abate e processamento de produtos e subprodutos de origem animal e aquecer a economia do estado.

A fiscal agropecuária da IDARON, Caroline Cadamuro destacou no encontro que a lei nº 948 vai de encontro às normas da GIPOA, que tem por finalidade a coordenação e gestão do SIE a fim de o planejamento, a supervisão, a auditoria e a execução das atividades referentes à inspeção de produtos e subprodutos de origem animal, industriais e agroindústrias, e terá a competência de relacionar e registrar os estabelecimentos, aprovar suas rotulagens com regulamentos técnicos de identidade e qualidade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS